Guarda: professores desafiados à «Missão»

Início do ano letivo marcado por novos desafios para os docentes que lecionam na diocese da Guarda

«Des)prende-te para a Missão!» foi o tema escolhido pela Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Guarda para o presente ano letivo. Fazendo eco do ano missionário, convocado pelos bispos portugueses, os docentes de EMRC da diocese beirã estiveram no seminário diocesano, no passado dia 13 de outubro, onde escutaram o bispo local desafiá-los a “boas práticas que ajudem os alunos a terem lugar”:

“O processo educativo implica dar a cada um o lugar que lhe pertence e ajudar cada um a descobrir-se a si próprio para pôr as suas capacidades ao serviço dos outros”.

Para D. Manuel Felício, bispo da Guarda e membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), a educação não passa pelo “simples informar” e pediu aos docentes a capacidade de “criarem ambiente para que as capacidades dos alunos se revelem, reforçando a partilha de informação, de boas práticas e até de dificuldades da sua missão”.

O prelado reforçou, ainda, a necessidade do docente ser “uma presença amiga na escola” onde deve estar “em espírito de serviço e de grande abertura aos outros”.

Da pare da tarde os docentes da Guarda escutaram António Madureira, e Ricardo Cunha, da diocese do Porto, que apresentaram o tema «Flexibilização Curricular e integração da disciplina nos Projetos multidisciplinares» das escolas.

Dos trabalhos em agenda destaque, ainda, para várias informações acerca das “Aprendizagens Essenciais” definidas “como referência na construção de conhecimentos, de capacidades e das atitudes, por parte dos alunos” e propostas a partir “dos documentos curriculares em vigor, nomeadamente o Programa da disciplina, as Metas Curriculares, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e ainda os Referenciais de Educação.

O Secretariado da EMRC da Guarda apresentou, por fim, o seu plano anual de atividades de onde constam uma oficina de formação sobre vai abordar o tema «O Lugar da Sagrada Escritura na Didática de EMRC», uma «Campanha Solidária para o projeto dos Missionários de S. João Batista» e o «XXII Inter Escolas Diocesano sob o tema: EMRC: (Des)prende-te para Cuidar da Casa Comum», que acontece na cidade do Fundão.  Os responsáveis da EMRC locais vão ainda dar continuidade ao «Encontro dos alunos do 9º ano», que se realiza em Trancoso, e à “Realização das Olimpíadas do Conhecimento da EMRC”.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades