Porto: Secretariado apresenta projetos pedagógicos para o novo ano escolar

"Ecologia Integral" é o tema agregador da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que vai ser apresentado hoje, dia 23 de setembro, no Porto.

A iniciativa, da responsabilidade do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) marca o início do novo ano escolar e visa apresentar o projeto anual para a ação nas escolas de toda a diocese.

Do programa destaque para a conferência «Educar para uma Ecologia Integral», da responsabilidade do padre Amaro Gonçalo Lopes e para a apresentação de dois projetos pedagógicos: "Amar-Te e respeitar-te" e "O planeta limpo do Filipe Pinto".

Em comunicado enviado ao Educris o SDEIE afirma que «O Planeta Limpo do Filipe Pinto» "é um projeto que tem percorrido várias escolas do país e que consiste na divulgação de um livro que tem por objetivo mostrar o impacto negativo da ação humana sobre os ecossistemas". Participa no projeto o "cantor Filipe Pinto, vencedor do programa ídolos, da SIC".

"As músicas serão apresentadas aos professores como recurso a utilizar em contexto de sala de aula, em especial nos 1º ciclo e 2º ciclos. O projeto apresenta ainda um jogo lúdico que pretende ensinar comportamentos responsáveis do ponto de vista ambiental tornando-se uma oportunidade de diálogo interdisciplinar que vai ao encontro dos desafios educativos da Encíclica Laudato Si do Papa Francisco", explica o SDEIE.

O projeto «Amar-te e Respeitar-te» consiste numa proposta "pedagógica de ombate à Violência no Namoro, desenvolvido em coautoria com o músico Jimmy P, e que visa capacitar e dotar os nossos alunos com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares".

A sessão de formação tem início pelas 9h30 na casa diocesana de Vilar, no Porto, com a presença de D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

Mais informações:

http://www.emrcporto.pt/ 

Educris|23.09.2017



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades