Lisboa: Professores convidados a "irem às periferias"

Na manhã do passado sábado cerca de 200 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reuniram-se na sede da Universidade Católica Portuguesa (UCP) para uma manhã de formação.

Os trabalhos tiveram início com a intervenção do padre Paulo Malícia, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) do Patriarcado de Lisboa que deu as "as boas vindas a todos os novos docentes que vem para esta grande diocese" e convidou os presentes a "entregarem a Deus o novo ano escolar com todas as certezas, aspirações, mas também as dúvidas e os medos".

Novo ano: novos desafios

Dos muitos desafios que se colocam diariamente às escolas de todo o país o diretor do SDER deixou ao docentes a certeza de que aí vem "um ano muito exigente para a nossa disciplina" onde é fundamental que os docentes "tenham cada vez mais presentes o programa e os conteúdos programáticos" procurando ser "profissionais da pedagogia própria da EMRC" de modo a esta se torne "útil e significativa na vida dos mais novos" não apenas "pelas atividades que fazemos" mas pelos "valores fundamentais que proveem da cultura cristã e que são apresentados na EMRC". Para isso é necessária "uma formação cada vez mais sólida e atualizações constantes" da parte dos docentes de modo a poderem "acompanhar os tempos que vivemos", afirmou o responsável.

O padre Paulo Malícia disse estar consciente de que neste ano letivo vão ser "debatidas várias propostas legislativas sobre as questões da vida" e convidou os docentes a "ajudarem os mais novos na reflexão das problemáticas à luz da matriz cristã".

Professores de EMRC: uma presença na escola junto dos mais marginalizados.

No final da sua intervenção o diretor do SDER lembrou aos professores “tantas periferias que continuam a existir nas nossas escolas” e lembrou que “é aí que deve estar o docente de EMRC” pois “cabemos “ser sinal de esperança e paz nas periferias da escola"

Atividades do SDER para o presente ano letivo

O Secretariado do Ensino Religioso Escolar tem já agendada uma formação, destinada a docentes de EMRC que lecionam no 1º ciclo do ensino básico. A ação vai desenvolver-se no dia 26 de novembro na Atouguia da Baleia.

No dia 6 de janeiro realiza-se o “tradicional jantar de Reis” em lugar ainda a revelar. Na reunião foi ainda apresentado o concurso Bíblia MOOV da Sociedade Bíblica.

 No Patriarcado de Lisboa existem 3 docentes que lecionam a disciplina pela primeira vez. De acordo com os dados apresentados na formação existem ainda 29 escolas sem professores da disciplina.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades