Vila Real: “A importância da ética na sociedade contemporânea”

No passado dia 28 de Janeiro, realizou-se, na Escola Professor António da Natividade, em Mesão Frio, diocese de Vila real, a habitual conferência anual, em dia de São Tomás de Aquino, promovida pelo grupo disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), com orientação do padre Zeferino Barros, Mestre em Teologia.

A iniciativa teve como tema abrangente “A importância da ética na sociedade contemporânea”.

Dirigida aos alunos do Ensino Secundário, a palestra contou com a presença e intervenções de Pedro Miranda, Mestre em Ciências Religiosas e docente de EMRC na Escola, João de Araújo Correia, e de Daniel Afonso, doutorando em Teologia Dogmática.

Durante a sessão, convocou-se a importância de um trajecto vital balizado pelo Decálogo, verdadeiro “abc da conduta humana” (Thomas Mann), capaz de firmar o que diz o coração: “só porque a Bíblia diz o que diz o coração é que é revelação” (Franz Rosenzweig). Assim, à habitual ideia de interpretamos o mundo de um dado jeito por sermos crentes, acrescentou-se perspectiva inversa: somos crentes porque interpretamos a vida – contingência, escândalo da morte, por exemplo – de um dado modo. O Profeta deu-se na conta da presença de Deus na realidade (Anselmo Borges).

A partir das ideias presentes em Confissão, de Leon Tolstoi e de Hans Kung, em Aquilo em que creio, problematizou-se o sentido da vida, em uma multiplicidade de respostas parcelares, sempre à procura de um sentido englobante capaz de preencher uma sede – ou, por vezes, uma ausência – tão sentida. O humano, mais do que biologismo ou puro constructo, há-de buscar, no seu percurso existencial, esse modo singular de dar expressão e corpo ao agapê.

Em dois blocos de 80 minutos, com presença de docentes de diferentes áreas disciplinares houve, ainda, tempo para troca de argumentos e questões com a plateia, em momentos muito concorridos.

Educris/Sandra Figueiredo

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades