Vila Real: "Vai e Faz o Bem" chega às Escolas

A Campanha de Advento e Natal "Vai e Faz o bem", uma parceria da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC) e da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) começa a fazer-se sentir em várias escolas do país.
 
Em Chaves, no Agrupamento de Escolas fernão de Magalhães alunos e professores foram convidados "a pesquisar e selecionar pessoas que se destacaram pelo bem que fizeram na sua vida em prol dos outros". Neste tempo de Advento a iniciativa pretendeu dar visibilidade à proposta "Abraço todos os Teus rostos", da responsabilidade da EMRC e abrir o ano Santo da Misericórdia.
Ao longo de vários dias os alunos tiveram contacto com "histórias e vidas de pessoas que procuraram manifestar em gestos a misericórdia", refere o professor de EMRC José Carreio responsável pela iniciativa.
 
O trabalho desenvolveu-se "a partir da bula Misericordiae vultus" e levou também os alunos a desenvolvem uma parceria com a "Biblioteca Escolar onde foram colocados os rostos de misericórdia que servem hoje para motivos/efeites de natal".
 
Em parceria com a biblioteca escolar, e como Reciclar está na ordem do dia, os rostos selecionados foram impressos, recortados e colados nos CD/DVD, constituindo, estes, motivos/enfeites de natal.
O projeto artístico, apoiado pela "direção do agrupamento" permitiu explicar a toda a comunidade educativa "o sentido da atividade e da vivência do natal" para os cristaos.
As "obras de misericórdia" encontram-se colocadas ao lado do presépio numa cerca de madeira, que simboliza o estábulo evangélico, com um sentido de libertação". Foi ainda criado um "rosto de Cristo" encima "toda a atividade, rodeado por uma estrela (a de Belém), circundada pela luz do próprio Cristo".
 
Educris com José Carreiro
 
Saiba mais sobre o projeto Rostos de Misericórdia em anexo.



Recursos:
Proposta da EMRC:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades