Viseu: Exposição faz memória dos "Heróis do Holocausto"

A disciplina de EMRC da Escola Básica D. Luís de Loureiro, na diocese de Viseu, inaugurou, no passado dia 2 de junho, a exposição "Heróis do Holocausto".

O projeto, nascido na turma do 9ºF de EMRC, contou com a colaboração da Biblioteca Escolar e insere-se no projeto ALeR+ o Holocausto.

Num comunicado enviado ao www.educris.com a professora Lúcia Morgado recorda os objetivos deste projeto que passaram por promover nos alunos " a compreensão global do Holocausto, a partir de diversos documentos" procurando "conhecer as motivações que estiveram na base do extermínio de milhões de seres humanos".

Para a docente o balanço é "muito positivo" pois o projeto permitiu, ainda, "incentivar o gosto pela escrita expressiva e lúdica" e promover "a utilização das ferramentas da Web 2.0 para criação e partilha de conteúdo", através da criação de uma página na rede.

A Exposição, patente na Escola Básica D. Luís de Loureiro (Silgueiros) contou, na inauguração, com a presença do neto de Aristides de Sousa Mendes, António Pedro de Moncada de Sousa Mendes e com o trabalho gráfico de Delfim Figueiredo.

Na exposição é possível contactar com vidas como a de Aristides de Sousa Mendes, Edith Stein, Padre Joaquim Carreira, Irena Sendler, Carlos Sampaio Garrido e Maximiliano Kolbe. À entrada da exposição é apresentado um texto d. Ilidio Leandro, bispo de Viseu.

Lúcia Morgado lembra que a "memória do Holocausto deve estar presente na memória coletiva" e por isso a exposição está disponível para a "itinerância por todo o país".

Visite o Site da Exposição:

www.alermaisoholocausto.weebly.com

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades