Porto: Faculdade de Teologia apresenta formação 2015/2016

A Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do núcleo do Porto acaba de anunciar a oferta formativa para o ano letivo 2015/2016.

Num comunicado enviado hoje ao www.educris.com os responsáveis pela  Faculdade de Teologia afirmam-se "comprometidos no aprofundamento do diálogo entre fé e cultura e no reforço da afirmação do pensamento teológico no espaço público".

Deste modo colocam à consideração dos agentes pastorais da Igreja "experiências de investigação e de ensino" para o ano letivo que se aproxima.

Lista geral dos cursos propostos:

 Licenciatura em Ciências Religiosas, com um plano curricular de três anos, lecionada em b-learning, que permite concentrar a componente presencial à sexta-feira à noite (19-23 h.) e ao sábado de manhã (8.30-13 h.). Destina-se à formação científica de agentes pastorais e de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica no âmbito do ensino básico e secundário. Os portadores de outra habilitação de nível superior poderão frequentar no âmbito da Licenciatura em Ciências Religiosas os 120 ECTS de formação complementar para admissão ao Mestrado em Ciências Religiosas em ordem à profissionalização em Educação Moral e Religiosa Católica. Na página web da Católica Porto encontram-se as informações sobre as candidaturas e o plano de estudos.

 Mestrado Integrado em Teologia, com um plano curricular de cinco anos, lecionado em horário diurno (segunda a sexta-feira, das 8.30 às 13 h.). É frequentado por alunos que procuram uma sólida formação teológica, entre os quais se contam leigos e candidatos ao ministério ordenado e à vida religiosa. Na página web da Católica Porto encontram-se as informações sobre as candidaturas e o plano de estudos.  A Faculdade confere a quem o requeira e tenha frequentado com aproveitamento seis semestres e perfaça 180 ECTS de unidades curriculares pré-definidas do Mestrado Integrado em Teologia, o grau de Licenciado em Ciências Religiosas.

 Mestrado em Ciências Religiosas, lecionado em b-learning, que permite concentrar a componente presencial à quarta-feira ao fim da tarde e à noite (1º ano: 17.30-23 h.; 2º ano: 19-23 h.). Valorizando a componente pedagógica, destina-se à profissionalização de docentes de Educação Moral e Religiosa Católica. Na página web da Católica Porto encontram-se as informações sobre as candidaturas e o plano de estudos.

 Mestrado em Estudos da Religião (1º grau canónico) foi criado para abrir a um público mais amplo a lecionação regular que decorre na Faculdade de Teologia no âmbito do Mestrado Integrado, do Mestrado em Ciências Religiosas, do Curso de Doutoramento em Teologia e noutras faculdades ou institutos da UCP. O modelo adotado é o tutorial. A cada candidato é atribuído um tutor com quem desenha, semestre a semestre, um curso coerente que corresponda aos seus interesses dominantes e que se traduzirá, por fim, numa dissertação de mestrado. Estão contempladas as seguintes especializações: Estudos de História do Cristianismo; Estudos Bíblicos; História e Teologia das Religiões; Ética Teológica. Este mestrado é reconhecido para efeito de progressão de carreira de docentes do ensino básico e secundário: nas três primeiras especialização para os grupos 200, 290 e 400; na última especialização apenas para o grupo 290 (Educação Moral e Religiosa Católica). Na página web da Católica Porto encontram-se as informações sobre as candidaturas e o plano de estudos.

Doutoramento em Teologia, destinado àqueles que pretendem aprofundar a sua formação teológica e desenvolver uma investigação orientada, rigorosa e inovadora em Teologia. Constitui-se em oportunidade de continuação dos estudos para presbíteros e leigos com o 1º grau canónico em teologia (Licenciatura em Teologia pré-Bolonha ou Mestrado Integrado em Teologia pós-Bolonha). É também reconhecido para efeitos de progressão de carreira de docentes do ensino básico e secundário de Educação Moral e Religiosa Católica (grupo 290). Reparte-se em duas etapas: 1) o Curso de Douramento em Teologia (2º grau canónico), com um currículo de quatro semestres, lecionado à quinta-feira durante todo o dia, seguido de dissertação. 2) A dissertação de doutoramento (3º grau canónico). Na página web da Católica Porto encontram-se as informações sobre as candidaturas e o plano de estudos do Curso de Doutoramento.

Informações e inscrições:

[email protected] 

[email protected] 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades