Alunos à descoberta do Românico

No dia 11 de junho, os alunos do sétimo ano da Escola EB 2,3 D.Manuel de Faria e Sousa, de Felgueiras, realizaram uma visita de estudo à Igreja e ao Mosteiro de Pombeiro, uma das pérolas do românico do Vale do Sousa.

A visita a este monumento contou com a preciosa orientação do Dr.Joaquim Sousa, guia da Rota do Românico, que ajudou os visitantes a conhecer a história da Igreja e do Mosteiro e contribuiu, com as suas observações, para que melhor se pudesse apreciar  a  beleza e monumentalidade do exterior e a riqueza e o esplendor do interior da Igreja de Santa Maria de Pombeiro. Além da visita à Igreja, os visitantes tiveram o privilégio de descobrir espaços desconhecidos do antigo mosteiro, como a livraria ou Biblioteca, a hospedaria ou o antigo celeiro, recentemente restaurado. Mas a viagem ao passado não terminou aqui. Depois de redescobrir a «Jóia do Vale», os alunos efetuaram uma caminhada entre o Mosteiro e o Parque de Campismo Rural de Vila Fria, passando por outros lugares carregados de história: a Fonte da Santa Bárbara; a aldeia histórica do Burgo, onde se encontram o antigo seminário de Santa Teresinha, a  Casa do Paço e a Casa das Portas, casa que terá pertencido à família de Manuel de Faria e Sousa, patrono da nossa escola. Seguiu-se o percurso pela calçada romana até à Ponte Romana do Arco. Chegou-se, por fim,  ao Parque de Campismo Rural de Vila Fria.

Foi neste espaço bastante acolhedor e aprazível que os alunos, além de retemperarem forças com a realização de um piquenique, passaram bons momentos a realizar atividades desportivas e recreativas no campo polidesportivo e na piscina do parque. Esta iniciativa,  além de ter sido um momento de convívio salutar, constituiu uma forma singular de redescobrir a nossa história e o nosso passado e de vivenciar alguns dos conteúdos e valores abordados nas aulas.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades