Fórum EMRC 2013: Todo o ato educativo é evangelizador

Na manhã de sábado Elisa urbano, diretora do Secretariado Diocesano da EMRC de Aveiro (SDERE –Aveiro) trouxe aos docentes a conferência “A especificidade da Evangelização em meio escolar”.

Na ocasião Elisa Urbano começou por afirmar que o ato educativo em contexto escolar é “todo ele uma evangelização. O professor de matemática evangeliza tanto como o de EMRC na sua especificidade”. Desta forma torna-se claro que o meio de passar o conhecimento de modo “a tocar o coração e de o transformar em ação é a experiência de se sentir amado”. Torna-se clara a intuição do Concilio vaticano II: “é preciso saber ler os sinais dos tempos levando a vida à palavra de Deus e vice-versa. Quando nos descobrimos amados então já não andaremos tristes, e isso reflete-se naqueles com quem nos cruzamos, naqueles que educamos em contexto escolar”.

Não invalidando a componente académica da EMRC na escola e no sistema educativo português Elisa Urbano realçou a importância de apresentar, de “maneira sistemática e profunda, o fenómeno religioso com a mesma seriedade de qualquer outra área do conhecimento”. A grande diferença está, de acordo com a docente, na necessidade do “professor de EMRC transformar o seu próprio conhecimento em vida”. Desta forma o conhecimento deixa de ser “apenas do foro da razão e passa para o coração ganhando assim uma dimensão transformadora do ser humano na sua ação no mundo”.

Numa sociedade cada vez mais plural em tantos aspetos Elisa Urbana chamou a atenção para a mesma realidade sob o ponto de vista de noção e vivência do religioso: “os nossos alunos hoje são cada vez mais diversos mas, ao mesmo tempo, cada vez mais sedentos e abertos ao religioso”. Torna-se por isso necessário  que o “professor de EMRC seja sinal de esperança. O amor à vida é o valor central de todos os seres humanos. É este valor que temos que passar aos nossos alunos”, concluiu.

Da parte da tarde Fernando Moita, docente de EMRC e formador de docentes da disciplina abordará a temática “A missão do professor de EMRC no contexto da escola actual”.

Acompanhe os trabalhos do Fórum EMRC 2013 ao minuto na página do Educris no facebook.

Veja os vídeos da formação Fórum EMRC 2013 na Educris TV.



Recursos:
"A educação integral da pessoa humana", por João Duque. Parte II:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades