Funchal: «A atitude de fé é essencial para o quotidiano», D. Nuno Brás

Bispo do Funchal desafia à inscrição na disciplina de EMRC

D. Nuno Brás, bispo do Funchal, desafiou hoje os mais novos a inscreverem-se na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), numa altura em que as matrículas para o próximo ano letivo estão quase a chegar.

“Ao lado da aprendizagem da ciência, precisamos também de ‘aprender Deus’ e de como Ele pode e deve fazer parte da nossa vida. Essa é a função de EMRC. É por isso que te convido a inscrever: vale a pena procurar que a nossa vida tenha um verdadeiro sentido!”, apela na missiva tornada publica hoje.

Numa nota que tem como título «Para além da ciência» o prelado questiona os mais novos acerca do sentido do que seria ter de “verificar sempre os procedimentos de segurança quando entramos num autocarro”.

“Quando subimos para um autocarro fazemos ‘um acto de fé’, acreditando nos mecânicos que o inspecionaram. Este pequeno exemplo mostra-nos que a atitude de fé é essencial para o nosso quotidiano. Sem ela, o mundo ficaria paralisado”, considera.

Explicando que a “ciência e a técnica, não são capazes de resolver tudo”, pois o próprio método conduz ao “como é que as coisas sucedem”, D. Nuno Brás, convidou os mais novos a refletirem e aprofundarem “sobre os porquês da existência!”.

“Nós, os cristãos, partilhamos com todos seja o gosto pela ciência, seja a atitude quotidiana da fé. Mas percebemos que toda a realidade da nossa vida não se esgota neste pedaço de mundo que conhecemos, que estudamos cientificamente e em que vivemos: para que a nossa vida possa fazer verdadeiro sentido precisamos da luz de Deus — precisamos dessa outra atitude de fé n’Aquele que criou e que quer salvar a todos”, completa.

As Matrículas para o pré-escolar e 1º ano de escolaridade já se realizaram. Seguem-se, de 22 a 28 de junho, as matrículas nos 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade. De 6 a 10 de julho é a vez dos alunos dos 2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do ensino básico realizarem a sua inscrição ou renovação.

O período de matrículas termina com as inscrições dos 10.º e 12.º anos de escolaridade, de 15 a 20 de julho.

A disciplina de EMRC é uma componente do currículo nacional integrando todas as matrizes curriculares, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.

Educris|02.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades