Braga: «EMRCspringfest» espera alunos de todos os agrupamentos escolares

Organização aponta para mais de 7 mil alunos na “grande festa da disciplina” na Arquidiocese de Braga no próximo dia 19 de maio

A primeira edição do «EMRCspringfest», realizada em 2022 na Povoa de Varzim, contou com a participação de 40 escolas e cerca de 3200 alunos.

“Foi um risco calculado e devidamente equilibrado entre a Arquidiocese de Braga, através do Departamento para a Presença da Igreja no Ensino (DPIE) e a Câmara Municipal da Povoa do Varzim que tudo fez para que a iniciativa fosse o sucesso que acabou por ser”, explica ao EDUCRIS o professor Pedro Mendes, Secretário do Serviço de EMRC.

Novo ano, novo desafio, e a organização quer agora acolher, no parque da cidade da Póvoa de Varzim, mais do dobro dos participantes sob o lema «Aproxima-te».

“Esta iniciativa tem como pano de fundo as duas encíclicas do Papa e procuramos envolver os alunos na prática da Ecologia Integral, através de um conjunto de workshops sobre a água, a reciclagem, a importância da redução do consumo, o cuidado pelo Planeta e pelo outro”, desenvolve o responsável.

Na Póvoa são esperados “mais ou menos 7 mil alunos das 77 escolas ou agrupamentos”, de escolas de toda a Arquidiocese Bracarense.

“É um desafio. Hoje maior do que noutros tempos por que tivemos uma pandemia que inevitavelmente nos afastou uns dos outros e que quebrou laços. Queremos muito que este encontro seja uma oportunidade de irmos restabelecendo estas ligações que nos tornam comunidade humana”, afirma.

Missão Presença: Um diagnóstico da realidade Escolar

Numa realidade onde a disciplina “já não está presente em todas as escolas e ciclos” o DPIE está prestes a completar “um levantamento profundo da realidade da presença da disciplina nas escolas da região”, no projeto “Missão Presença”, que levou os responsáveis da EMRC a percorrer “todas as escolas da Arquidiocese”.

“Ao longo deste ano e meio de ‘Missão Presença’ percorremos todos os agrupamentos de escolas, inclusive os que não tem hoje presença da disciplina e fomos muito bem acolhidos. Iremos produzir um relatório com as nossas impressões, articuladas com a das direções das escolas”.

Para o responsável a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) traz consigo o potencial de “abrir portas à escola para que a escola olhe para a comunidade, onde se insere”.

“A nossa experiência, nas escolas, mostra-nos um empreendedorismo e uma solidariedade social a vários níveis, fomentado pela presença da EMRC dos seus professores, alunos e encarregados de educação em parcerias diversas dentro e fora das escolas”, completa.

As inscrições estão abertas

Educris|30.03.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades