Algarve: 1500 alunos lembraram drama da Ucrânia (C\vídeo)

Encontro de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de volta ao Algarve

O parque da Juventude, em Portimão, acolheu, nos dias 7 e 8 de abril, a edição deste ano Interescolas diocesano dos alunos de EMRC.

Numa edição sob a marca da “solidariedade para com os alunos ucranianos que sofrem com a guerra”, D. Manuel Quintas lembrou todos os que chegam ao Algarve e desafiou os alunos de EMRC a ser ‘anjos da guarda’ para quem chega da guerra.

“Não podemos, nem queremos, esquecer-nos deles. Gostaria que cada um de vós fosse quase como um anjo da guarda desses vossos colegas porque eles estão a sofrer muito. Têm lá familiares, têm a sua terra, a sua casa, os seus avós, a sua cultura, como nós temos aqui no nosso país. E esta é uma hora muito difícil para eles. Gostaria que eles se sentissem bem acolhidos por cada um de vós, nos vossos corações, nas vossas escolas, neste nosso Algarve”, afirmou o prelado citado pelo jornal Folha do Domingo.

Aos alunos presentes no encontro D. Manuel Quintas lembrou os mais de “mil alunos” que já foram acolhidos nas escolas da região e mesmo que a aula de EMRC “não seja propriamente para rezar”, o responsável convidou a uma breve oração para que “Nossa Senhora proteja e abençoe estas crianças”.

Presente na iniciativa a presidente de câmara de Portimão, Isilda Gomes, desafiou os mais novos a interrogarem-se como podem ser construtores de paz.

“Como é que cada um de vós consegue construir a paz? Como é que eu posso contribuir para a paz no mundo? Sendo amigos uns dos outros, cumprindo os valores, tendo Deus como nosso objetivo, sermos fiéis aos seus ensinamentos e aos seus valores”, apelou.

Para a autarca os valores da “amizade, da solidariedade, da paz, são os mais importantes” e enalteceu “o contributo de cada um para a paz”.

“Quero agradecer aos vossos professores por vos ajudarem a cumprir os valores da amizade, da solidariedade e da paz, pois sã os mais importantes”, completou.

O encontro teve uma vertente solidária. Os alunos entregaram alimentos à Cáritas Diocesana do Algarve.

Imagem: Samuel Mendonça|Folha do Domingo

Educris|12.04.2022



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades