Fátima: Alunos de Peniche peregrinaram após pandemia (C\vídeo)

XXXV peregrinação de regresso após dois anos de interregno

112 alunos, que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na escola secundária de Peniche, fizeram-se à estrada para ‘vencer’ os quase noventa quilómetros, que separam aquela localidade piscatória do Santuário de Fátima.

Para o aluno Alexandre Silva a peregrinação foi momento para “estar mais forte”.

“Mexe com o nosso interior, faz-nos ser mais realizados connosco mesmos e pensar mais nos outros”, afirmou em declarações à Canção Nova.

Para Beatriz Rodrigues este caminho de Fátima permitiu uma renovação ao nível “das ideias e do pensamento” e “com novos amigos” que fez durante o trajeto entre Peniche e o Santuário de Fátima.

Para a professora Ana Marques os 112 jovens que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica vêm a Fátima “rezar pela Ucrânia” numa iniciativa que se realiza desde 1985.

“Foi a partir de um apelo do papa João Paulo II que se iniciou esta peregrinação na escola secundária de Peniche. Era para ser apenas num ano, mas este pessoal gostou. Até à pandemia fizemo-lo todos os anos na escola publica”, vinca Ana Marques.

A iniciativa quer ajudar os alunos “a caminhar e os restantes a um profundo apelo à reflexão sobre o sentido da vida e à verdadeira experiência comunitária de encontro com Deus e com os outros”.

Para a docente Cristina Marques a disciplina está na escola para ajudar “a descobrir o transcendente”, através de um programa que aprofunda a matriz cristã presente na culturalidade portuguesa.

Imagem: EMRC Peniche

Educris|12.04.2022

«Aí, Senhora!» foi o tema da Peregrinação numa alusão à pastorinha Jacinta Marto e evoca os acontecimentos recentes na europa.

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades