Porto: Docentes refletem sobre a «relação da escola e a comunidade eclesial»

Reunião geral realiza-se este sábado, dia 30 de outubro

A Casa diocesana de Vilar, no Porto, acolhe amanhã, o encontro de professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) que lecionam na área geográfica da diocese do Porto.

“Quisemos como que inaugurar este ano com um Encontro, no que este significa de proximidade dos professores com o seu bispo, destes entre si, num ambiente semiformal pós-confinamento”, revela Carlos Meneses, diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE).

A manhã formativa inicia-se com a presença e acolhimento de D. Manuel Linda, bispo do Porto. Segue-se uma conferência sob o tema «Relação Escola e Comunidade eclesial», a cargo do padre Manuel Fernando Silva, diretor do Secretariado Diocesano de Pastoral Social e Caritativa do Porto e que reflete sobre “o nº2 da Nota Pastoral da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé intitulada «Sinodalidade, o caminho da Igreja no terceiro milénio», por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã 2021.

Após um breve intervalo são esperadas 3 comunicações no painel «Levanta-te! Juntos por um caminho novo!», a cargo de outros tantos professores de EMRC num momento que se quer «de partilha, escuta recíproca e discernimento, fazendo eco do desejo do Papa Francisco para o Sínodo, quando, na homilia da Eucaristia de abertura do Sínodo sobre sinodalidade, interpelou para a aventura do caminho e a abertura do discernimento, não como uma espécie de convenção, um convénio de estudos ou um congresso, mas um evento de graça, um processo de partilha de ideias e de cura”, desenvolve o responsável diocesano.

O Secretariado Nacional da Educação Cristã estará presente nos trabalhos com a presença do coordenador da disciplina no SNEC, professor António Cordeiro, e Dimas Pedrinho, do departamento da EMRC.

Educris|29.10.2021



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades