CNC: «O Mandamento do Amor» como proposta (C/vídeo)

Projeto 'Catequese em nossa Casa' (CNC) apresentou, hoje, uma proposta sobre o «Mandamento do Amor» trazido por Jesus

Leonor Gameiro, catequista da infância na Paróquia do Campo Grande, em Lisboa, desafiou as famílias, a “recriarem um cantinho de oração, para que exista um espaço para a oração em família que possa ser facilmente identificado pelos mais novos” e a “construir uma cruz onde se coloque um gesto de amor que se tenha visto em casa”, convidou.

Em conversa com o jornalista Paulo Rocha, da Agência Ecclesia, a catequista apresentou o tema «O Mandamento do Amor» e explicou que “está a chegar a altura de recordar e focar a nossa vida no exemplo de Jesus quando podem estra a começar as primeiras quezílias naturais de quem está tanto tempo junto”.

Recordando a sua experiência “como catequista da primeira fase” [do 1º ao 4º catecismo], Leonor Gameiro recordou o e “muito que aprendo com os mais novos a partir da sua simplicidade e da capacidade de captar o que lhes ensinamos”.

Este “Mandamento do Amor que Jesus nos ensina” acontece “através da oração em família, dos “pequenos gestos que realizamos em casa” para que possamos “permanecer ao pé do Mestre”.

O «permanecer» esteve hoje no centro da homilia do Papa Francisco na eucaristia a que precisa na casa de Santa Marta, no Vaticano.

Para a catequista trata-se de “nos desafiarmos a pensar nos pequenos gestos. Como posso amar a minha mãe ao por a loiça na máquina, ou quando o irmão está a chorar e eu o consolo mesmo que não me apeteça? Temos de aprender o valor dos pequenos gestos”, explicou.

Como «expressão de fé» Leonor Gameiro convidou a que cada um “pense mesmo o que pode fazer pela sua família” neste tempo “em que estamos muito mais tempo juntos”.

“Como posso eu ajudar, facilitar, descomplicar, perdoar e ser paciente? Trata-se de encontrar na oração a resposta!”, desafiou.

 O «Catequese em nossa Casa» é uma parceria do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Sector da Catequese de Lisboa e Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, através da Ecclesia. 

A edição de hoje contou com a presença da catequista Leonor Gameiro, da paróquia do Campo Grande, no Patriarcado de Lisboa.

Educris|01.04.2020



Recursos:
O Mandamento do amor - 3:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades