Fátima: «Precisamos de ter mais visibilidade e voz aos irmãos todos», irmã Arminda Faustino

Coordenadora da Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã marcou presença em encontro promovido pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD)

A irmã Arminda Faustino afirmou hoje que a catequese deve dar “mais visibilidade e voz aos irmãos todos” de modo a integrar nela “a pessoa com deficiência”.

“Temos de dar voz e lugar na catequese àqueles que habitam a Igreja de maneira mais discreta e muitas vezes escondidas. Precisamos de aprender a partilhar mais, de conhecer a realidade das comunidades e aplicar o Diretório para a Catequese que lembra as ‘periferias existenciais’ e exige uma maior integração da ‘Pessoa com Deficiência’ nas nossas comunidades”.

A religiosa esteve presente, no passado sábado, no encontro promovido pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD) e que analisou o «papel dos serviços pastorais a pessoas com deficiência» nas dioceses e nos movimentos.

“O papel dos serviços pastorais e a articulação entre todos, a necessidade dos abraços como forma de nos tornarmos próximos e conhecer as necessidades do outro foram o foco dos trabalhos”, afirma o comunicado do SPPD a que o EDUCRIS teve acesso.

Para além do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) estiveram presentes na iniciativa “dirigentes dos serviços das dioceses de Braga, Évora, Lisboa, Porto e de representantes das dioceses de Santarém e Setúbal, bem como do Movimento Fé e Luz, Silenciosos Operários da Cruz e da Comunidade Católica de Deficiência Visual”.

“Num momento em que o sofrimento dos mais frágeis nos leva para geografias que parecem longínquas, a atenção à deficiência, marca da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, lembra a necessidade de cuidarmos de todos”, lê-se na nota.

Como realidade de “integração e de crescimento na comunidade eclesial” a catequese assume o compromisso de “acolher a todos de modo que todos se sintam bem uns com os outros”.

“Todos temos potencialidades que queremos explorar para bem do Reino. Ninguém é tão rico que não tenha nada para receber nem tão pobre que não tenha nada para dar”, realça a irmã Arminda.

A coordenadora da Catequese no SNEC lembra a atenção dada ao tema “nas Jornadas Nacionais de Catequistas de 2022” e os diversos recursos que já existem para esta missão que é “oportunidade de crescimento para a comunidade eclesial que, com a sua presença, é incentivada a superar os preconceitos culturais”, como indica o Diretório para a Catequese no seu número 270.

“No SNEC existem, em braille, catecismos do 1º ao 6º anos da catequese. Para as Jornadas Mundiais da Juventude Lisboa 2023 foram criadas meditações do terço em braille, em parceria com o Politécnico de Leiria. Existe, ainda, o exame de consciência em braille, e «Uma Igreja para todos», que é guia, criado no Patriarcado de Lisboa para o acolhimento eclesial das pessoas com deficiência. Temos de gerar sinergias uns com os outros, como percebemos no encontro do passado sábado, para que estes irmãos não sejam apenas destinatários de uma mensagem de salvação, mas agentes desta mensagem”, completa.

Presente na iniciativa D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, que acompanha este serviço na Conferência Episcopal Portuguesa, sublinhou a necessidade da “integração e a valorização da pessoa com deficiência” nas comunidades católicas.

O SPPD refere que se tratou de uma “reflexão coletiva, com partilha de experiências entre todos”, e que reafirmou a “necessidade da oração, da sensibilização e formação dos vários agentes pastorais, do valor do trabalho em rede e da proximidade à realidade de cada um”.

O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência é coordenado, há cerca de um ano, por Carmo Diniz, nomeada pela Conferência Episcopal Portuguesa, que criou em 2010 este organismo para motivar as dioceses e as paróquias a “encontrar um lugar na Igreja para as pessoas com deficiência”.

A 3 de dezembro próximo assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Imagem: SPPD

Educris|21.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades