Queremos aprofundar reflexão sobre o ministério», Cónego Luís Miguel Rodrigues

Catequetas da Península ibérica analisam “desafios e chaves de implementação” do ministério do Catequista

«O Ministério do Catequista na Igreja local» é o tema do encontro Luso-Hispano de catequetas que se realiza em Lisboa neste fim de semana.

“Com este encontro queremos ajudar a criar substrato de reflexão para que os tomadores de decisão possam decidir da melhor forma possível acerca de um ministério importante na e para a Igreja” explica ao EDUCRIS o cónego Luís Miguel Figueiredo Rodrigues, da organização.

A ideia de reunir especialista na área dos dois lados da fronteira nasceu “da proximidade que se foi criando na reflexam sobre estes temas” e de uma “tomada de consciência da necessidade de gerar sinergias e estreitar relações” sobre “uma realidade que é a catequese e que é comum às duas igrejas local”.

“Não queremos, de modo algum, que destes encontros [ndr: o primeiro encontro decorreu em Braga, em 2019), saiam diretrizes para o que seja, mas que permita aprofundar um caminho que é necessário percorrer”.

Publicada em 2021 sob o titulo «Antiquum Ministerium», a carta apostólica do Papa Francisco abriu a possibilidade do serviço do catequista passar a configurar-se como um ministério laical na Igreja.

“Este ministério não é algo que se obtém o fim de um curso. Trata-se, antes, de reconhecer uma prática em alguém numa determinada realidade diocesana”, advoga o sacerdote de Braga.

A reflexão dos catequetas dos dois países vai incidir sobre “a oportunidade da instituição, as dificuldades e as chaves para a sua implementação e, naturalmente, os desafios a serem enfrentados”, completa.

Para Fernando Moita, diretor do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), este encontro “entre catequetas portugueses e espanhóis” é sinaliza o interesse comum de “encontrar respostas aos desafios da transmissão da fé”.

“Já em 2019 colaborámos com o encontro que reúne catequetas portugueses e a Associação Espanhola de Catequetas. É uma oportunidade aprender, partilhar experiências e refletirmos sobre os desafios que se colocam à catequese para encontrarmos nas igrejas locais respostas concretas à transmissão da fé, numa altura em que somos desafiados pelo Papa Francisco com esta proposta que é ministério do catequista”, assume ao EDUCRIS.

Para o responsável o “SNEC enquanto serviço da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), e o seu presidente D. António Moiteiro, manifestam muito interesse nesta reflexão conjunta de dois países irmãos”.

A iniciativa realiza-se no Seminário Nossa Senhora de Fátima em Alfragide.

1ª Edição em Braga

Recorde a intervenção do padre Manuel Queirós AQUI

Leia a intervenção do padre Tiago Neto AQUI

Revisite a conferência do padre Juan Carlos Carvajal Blanco AQUI

 

Educris|16.06.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades