Viseu: «É bom percorrer um caminho em conjunto, como Igreja» irmã Arminda Faustino

Responsável faz balanço “muito positivo” do Encontro Nacional de Catequese

A irmã Arminda Faustino, coordenadora do departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), fez hoje um balanço “muito positivo” da iniciativa que reuniu, de 12 a 14 de abril, cerca de nove dezenas de responsáveis diocesanos do setor.

“O balanço é muito positivo. Estivemos reunidos, com responsáveis pela catequese de praticamente todo o país, e foi muito bom perceber o bem e a agraça de estarmos uns perante os outros e o caminho que temos vindo a percorrer como Igreja peregrina em Portugal”.

O tema do encontro «Catequese em Portugal: Desafios e conversão pastorais» permitiu aos responsáveis partilhar a divulgação do Diretório para a Catequese e o modo como os catequistas, nas diferentes dioceses, tem assimilado e conhecido o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias», e implementado a primeira etapa da formação como percurso «Ser Catequista».

“Para além das conferências, que tivemos a possibilidade de escutar, foram particularmente ricos os momentos de ‘mesa-redonda’ onde as várias dioceses apresentaram as suas ‘boas práticas’ e os ‘desafios’ com que se deparam na transmissão da fé”, desenvolve a responsável.

A religiosa considera fundamental “continuar o caminho” sempre “em conjunto e procurando um discernimento comum para que o Senhor nos possa ajudar na nossa tarefa”, completa.

Bispos portugueses apostam na formação e divulgação do Itinerário

Lançado em abril do ano passado o «Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias» tem tido “uma adesão clara” por parte dos catequistas em todas as dioceses.

“Até agora o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) distribuiu 32 mil Itinerários pelas diferentes dioceses. É muito interessante o modo como a proposta catequética da igreja em Portugal tem sido recebida pelos agentes no terreno”, aponta a responsável.

Também o «Ser Catequista» conta já com 10 mil exemplares distribuídos por todo o país.

“Já distribuímos uma quantidade muito interessante destes percursos e queremos muito que todos os catequistas possam fazer este percurso formativo”, concluiu.

Educris|19.04.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades