Escutismo: Livro sobre «afetividade e sexualidade» apresentado em Lisboa

Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português dá a conhecer as reflexões do Simpósio do projeto «Entre Linhas»

A livraria da Universidade Católica Portuguesa (UCP) acolhe, no próximo dia 16 de novembro, a apresentação do livro «Lugares da Afetividade e da Sexualidade na configuração da Identidade Pessoal».

A iniciativa inicia-se pelas 19h00 com um debate que conta com a participação do padre Luís Marinho, coordenador do projeto Entre Linhas, Susana Costa Ramalho, da Faculdade de Ciências Humanas da UCP e do padre José Frazão, Diretor da Revista Brotéria. A moderação vai estar a cargo de Jorge Wemans, jornalista.

“A edição deste livro, decorreu sob a coordenação do professor Américo Pereira, e conta com selo da editora da Universidade Católica Portuguesa. Nasce nasce de um trabalho conjunto entre o CNE, a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, do Movimiento Scouts Católico (Espanha), e do Comité Europa/Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), e o apoio da fundação Porticus”, explica o comunicado enviado hoje ao EDUCRIS.

Durante os últimos três anos o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) desafiou, através do projeto ENTRE LINHAS, a associação católica a debater o tema da “Vivência da Afetividade e da Sexualidade” no seu programa educativo.

“Pretendemos com este trabalho sensibilizar e dotar os adultos educadores do CNE, e de outras estruturas da igreja (Catequese e do ensino de Educação Moral e Religiosa Católica), de ferramentas educativas para a vivência da afetividade e sexualidade na perspetiva de discípulos de Jesus Cristo”, desenvolve a missiva.

Em janeiro deste ano Coimbra acolheu um Simpósio “onde se detalharam discussões e debates em todas as vertentes, desde a teológica à biológica”, e do qual “nasceram diversos artigos, que são o conteúdo deste livro que agora é publicado”.

“Das conclusões do projeto «Entre Linhas» resultou o Posicionamento Institucional da associação sobre a temática «A afetividade e a sexualidade no programa educativo do CNE» sob a forma de um documento distribuído pelos vários níveis da associação no passado dia 31 de setembro”, completa.

Educris|09.11.2023



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades