Lumen Fidei: 10 pensamentos sobre a FÉ

Estamos em pleno mês de agosto, mês de férias para muitos portugueses. Férias poderá ser um tempo para nada fazer ou férias é quando libertamos o tempo das rotinas diárias, é quando nos libertamos a nós mesmos. Férias é tempo livre para mudar de atividade, de ocupação, de ofício.

Para este tempo propomos e aconselhámos a leitura da Primeira Encíclica do papa Francisco, Lumen Fidei (LF). Destacamos 10 pensamentos sobre a fé.

  1. A fé nasce - A fé nasce no encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela o seu amor: um amor que nos precede e sobre o qual podemos apoiar-nos para construir solidamente a vida (LF 4).
  2. A fé é resposta - A fé é a resposta a uma Palavra que interpela pessoalmente, a um Tu que nos chama por nome (LF 8).
  3. A fé é um dom gratuito - A fé é um dom gratuito de Deus, que exige a humildade e a coragem de fiar-se e entregar-se para ver o caminho luminoso do encontro entre Deus e os homens, a história da salvação (LF 14).
  4. A fé é encarnação - A fé cristã é fé na encarnação do Verbo e na sua ressurreição na carne; é fé num Deus que Se fez tão próximo que entrou na nossa história (LF 18).
  5. A fé ensina-nos a ver - A fé ensina-nos a ver que, em cada homem, há uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus me ilumina através do rosto do irmão (LF 54).
  6. A fé é perdão - A fé afirma também a possibilidade do perdão, que muitas vezes requer tempo, canseira, paciência e empenho; um perdão possível quando se descobre que o bem é sempre mais originário e mais forte que o mal, que a palavra com que Deus afirma a nossa vida é mais profunda do que todas as nossas negações (LF 55).
  7. A fé desperta o sentido crítico - A fé desperta o sentido
crítico, enquanto impede a pesquisa de se deter, satisfeita, nas suas fórmulas e ajuda-a a compreender que a natureza sempre as ultrapassa. Convidando a maravilhar-se diante do mistério da criação, a fé alarga os horizontes da razão para iluminar melhor o mundo que se abre aos estudos da ciência (LF 34).
  • A fé ilumina a vida social - A fé ilumina a vida social: possui uma luz criadora para cada momento novo da história, porque coloca todos os acontecimentos em relação com a origem e o destino de tudo no Pai que nos ama (LF 55).
  • A fé coloca-se ao serviço - Devido precisamente à sua ligação com o amor (cf. Gl 5, 6), a luz da fé coloca-se ao serviço concreto da justiça, do direito e da paz. A fé nasce do encontro com o amor gerador de Deus que mostra o sentido e a bondade da nossa vida; esta é iluminada na medida em que entra no dinamismo aberto por este amor, isto é, enquanto se torna caminho e exercício para a plenitude do amor (LF 51).
  • A fé centra-se e é amor Pleno em Jesus Cristo - A fé cristã está centrada em Cristo; é confissão de que Jesus é o Senhor e que Deus O ressuscitou de entre os mortos. Portanto, a fé cristã é fé no Amor pleno, no seu poder eficaz, na sua capacidade de transformar o mundo e iluminar o tempo (LF 15).
  •  

    Bento Oliveira
    Professor EMRC


    Artigos Relacionados: