Temos um «desafio enorme» na formação dos catequistas, padre José Henrique Pedrosa

“Documento tem uma visão muito específica sobre questões centrais na transmissão da fé”, sustenta responsável

O padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço de Catequese de Leiria-Fátima afirmou hoje que a catequese tem “um desafio enorme” para ir a encontro do Diretório para a Catequese que foi apresentado, no passado domingo, aos bispos Portugueses no final da Assembleia-Plenária que decorreu em Fátima.

“O documento tem uma visão muito específica sobre a questão do discipulado e da dimensão evangelizadora da Igreja e o papel da catequese neste processo que levanta desafios à formação dos catequistas”, afirmou em declarações ao EDUCRIS.

Para o sacerdote é fundamental que os vários Secretariados Diocesanos da Catequese reflitam sobre “os desafios presentes no Diretório e que no que diz respeito à tarefa de coordenação e formação” por parte destes organismos diocesanos.

“Temos de investir, estar atentos e acompanhar a formação dos catequistas procurando respostas válidas para hoje no contexto da evangelização”, sustenta.

O padre José Henrique Pedrosa considera que o novo Diretório vai levar a “catequese para a linha da frente da evangelização” através da “figura de catequista neste espaço da Igreja e das comunidades cristã”, termina.

Na apresentação do novo Diretório para a Catequese, em junho passado, D. Rino Fisichella, presidente do Conselho para a Promoção da Nova Evangelização sustentou a necessidade de se criar “um projeto nacional que apoie o caminho de cada diocese” e lembrou que “numa mudança de cultura como a que assistimos” ´vital perceber a catequese como “um ato de adesão livre ao mistério”.

“Uma catequese deste modo permite descobrir o encontro com uma pessoa e não uma questão moral”, considerou na ocasião.

Educris|18.11.2020



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades