Planificação

A Planificação trata simultaneamente de um saber teórico e prático. O professor deve ser capaz de mobilizar os seus saberes teóricos sobre as competências, os objectivos, os conteúdos, as estratégias, as actividades, a avaliação, os materiais, etc. Para a estruturação de planos de aula sequenciais, adaptados aos alunos e capazes de promoverem a qualidade do ensino - aprendizagem que todos desejamos.

Planificar é definir os objectivos, organizar e sistematizar os conteúdos e escolher as actividades adequadas às competências previstas no programa, aos alunos, ao seu nível de ensino, ao seu percurso escolar, às suas expectativas, etc. É adequar o programa de modo a torná-lo exequível para o grupo de alunos a que se destina.

Os planos sequenciais de aula elaborados são pontos de orientação. Eles não devem ser considerados inalteráveis. A prática lectiva pode exigir que o docente proceda à alteração e adequação de elementos que estavam previstos na planificação. O professor deve compreender os estímulos e as reacções que todo o processo educativo vai despertando nos seus alunos.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades