EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Programa Modular de EMRC - Cursos Profissionais

Novo programa modular para o ensino profissional quer ser ajuda no desenvolvimento do sentido crítico dos alunos 

Constante, desde o presente ano letivo, nas matrizes dos cursos profissionais a EMRC passa a contar com um "programa modular" apropriado a uma etapa formativa "caracterizada por um dinâmico desenvolvimento tecnológico". 

"Esta realidade vem colocar novas questões éticas e problematizar valores anteriormente dados por adquiridos. As oportunidades que se abrem com este desenvolvimento trazem, por outro lado, novas e maiores responsabilidades", lê-se no documento agora tornado público.

Para os responsáveis a presença da disciplina no ensino profissional pretende ser "um contributo aos alunos a desenvolverem um sentido crítico, ético, pessoal e social, capacitando-os para questionar, interpretar e atribuir sentido a quanto vivem e observam" na constante "busca do sentido pessoal e comum".

EMRC, uma presença em todas as realidades formativos em Portugal

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está presente em todo o sistema de ensino, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário. A partir do ano letivo que agora termina, através da publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho, a EMRC passou a integrar as matrizes dos cursos profissionais, como “disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, com uma carga horária nunca inferior a 81 horas, a distribuir pelos três anos do ciclo de formação.”

Educris|03.07.2019


Anexos:



© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |