CAuSA Comum: Acompanhar

Acompanhar significa caminhar com.… e olhar para o mundo, a nossa Casa Comum, e reconhecer a limitação dos seus recursos. 

Acompanhar significa também discutir o conceito de Ecologia como ponto de partida para um mundo habitável e sustentável.

"Sempre se verificou a intervenção do ser humano sobre a natureza, mas durante muito tempo teve a característica de acompanhar, secundar as possibilidades oferecidas pelas próprias coisas; tratava-se de receber o que a realidade natural por si permitia, como que estendendo a mão. Mas, agora, o que interessa é extrair o máximo possível das coisas por imposição da mão humana, que tende a ignorar ou esquecer a realidade própria do que tem à sua frente."... (LS n.º 106)

"O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado." (LS, n.º12)   

"As pessoas que saboreiam mais e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de debicar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas." (LS, n.º 223)

"Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita..."   

SDEC Viseu



Recursos:
CAuSA Comum: Acompanhar:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades