Lamego: Docentes em formação sobre ferramentas digitais

Iniciativa formativa reuniu professores de EMRC de várias dioceses.

As ferramentas digitais «Plickers e Socrative» estiveram em “avaliação” numa formação que o Agrupamento de Escolas Latino Coelho, e Lamego, acolheu a 19 de janeiro.

A iniciativa, que reuniu vinte e dois professores de Educação Moral e Religiosa Católica das dioceses de Lamego, Bragança-Miranda, Vila Real e Guarda, teve como formadora Isabel Cabo, docente e mestre em novas tecnologias.

O «Plickers» é uma aplicação “que permite realizar questionários, apresentá-los aos alunos e obter os resultados em tempo real”.

“A grande novidade desta ferramenta reside no equipamento necessário para o processo: os alunos usam cartões para responderem. Através de perguntas de escolha múltipla ou de verdadeiro/falso, o professor fica a saber se os alunos compreenderam o que foi explicado na aula, mas os alunos também são informados acerca do seu nível de compreensão da aula”, explica Isabel Cabo.

O «Socrative», outra das aplicações em formação, “requer registo prévio para abrir uma conta do professor, a partir da qual é possível criar questionários de escolha múltipla (MCQ), verdadeiro ou falso ou de perguntas abertas, que o professor coloca online na sua sala de aula virtual”.

 “À medida que as respostas vão sendo dadas pelos alunos, o professor recebe informação atualizada sobre a atividade de cada um, o que permite acompanhar o decurso do trabalho. Pode lançar todas as perguntas ao mesmo tempo ou uma a uma”.

Ainda sem data marcada, mas já programada, o Secretariado Diocesano Ensino Religioso Lamego vai “promover nova oficina de formação creditada” ainda este ano.

Educris|23.01.2019



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades