Fátima: «Eu posso!», um projeto para o novo ano escolar

Projeto europeu vai dinamizar ação na disciplina de EMRC e nas Escolas Católicas de Portugal

«Eu posso!» é o mais recente projeto da que possa apoiar “os projetos educativos das Escolas Católicas” e as “aulas de EMRC no seu plano anual”.

O projeto nasceu na India, em 2008, com o objetivo de “alterar a relação com o meio ambiente tornando as crianças e os jovens protagonistas desta mudança”, afirmou nesta manhã, em Fátima, Elisa Urbano do Departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã.

“O primeiro objetivo é ajudar as crianças a olhar para a realidade e tomá-la como seu. O segundo ponto é criarem projetos de acordo com a sua realidade. Em terceiro lugar pretende-se que as crianças e jovens ajam sobre a realidade. No ultimo ponto trata-se de partilhar usando para isso as redes sociais da atualidade”.

Esta maneira de agir sobre o mundo real permite ajudar os mais novos a “exercitarem quatro competências básicas e essenciais no processo de ensino-aprendizagem: pensamento critico, criatividade, colaboração e comunicação”.

O novo projeto, apoiado internacionalmente pela Oficina Internacional da Educação Católica (OIEC), chega a Portugal com um site criado para o efeito:

“Neste site as escolas e os docentes podem obter mais informações, o regulamento da participação, a fundamentação teórica do projeto e os prémios a atribuir pela organização”, lembra Dimas Pedrinho da equipa nacional de EMRC.

Os secretariados diocesanos da EMRC e da Escola Católica fazem hoje, dia 6 de junho, o balanço das diversas ações realizadas ao longo do ano letivo.

Educris|6.07.2018



Recursos:
Concurso «Eu Posso!»:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades