EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Visita de estudo a Braga

Chegados ao mês de Julho, concretamente no dia quatro, um grupo de vinte e seis alunos, do 9º ano de escolaridade, inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, das Escolas Básicas dos 2º e 3º Ciclos do Caniço e Santo António saiu da Região Autónoma da Madeira rumo a Braga.

A residência permanente, de segunda a sexta-feira, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, na harmoniosa cidade de Braga, um lugar também especialmente importante que é fonte de diálogos e intercâmbios, e tudo carregado da afectividade e emotividade de quem quer saber sempre mais, foi o espaço de acolhimento e repouso.

Desde logo surgiu, entre o grupo, um clima de amizade e valorização mútua havendo a oportunidade de dialogar, escutar, sorrir e divertir. Criou-se um espaço onde não havia diferenças mas complementaridades.

Mas, além de Braga (Nossa Senhora do Sameiro, Bom Jesus), conheceu-se Porto, Guimarães, Famalicão, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Valença do Minho, Isla de Toja, Vigo. Tudo isto sem esquecer a novidade de nadar na praia fluvial de Macedo de Cavaleiros e conhecer a casa do grande escritor português de Camilo Castelo Branco, com uma visita guiada e uma envolvência com a vida e obra do autor.

Esta viagem, de cinco dias, possibilitou conhecer lugares com um vasto património cultural e religioso e aprofundar conhecimentos.

 Os professores Paulo Alves, Roberto Teles, Paula Gonçalves, Zé Moreira e assistentes operacionais Gina e Carla acompanharam este grupo de alunos. Todos ficaram convictos de que valeu a pena apostar nesta iniciativa, geradora de mudança e motivação para a participação na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

                  Maria José Moreira Fernandes e Paula Gonçalves

                  Departamento de EMRC, Diocese do Funchal

Webmaster|2011-07-14|10:08:00




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |