Viseu: Centena e meia de docentes em formação interdiocesana

Docentes das dioceses de Aveiro, Lamego, Guarda e Viseu vão reunir-se no próximo sábado, dia 27 de janeiro, no II Encontro (inter) diocesano para docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

O Seminário das Missões, em Viseu, é o lugar escolhido para a reflexão do tema «ação pedagógica no 1º ciclo e no ensino Secundário na disciplina de EMRC».

O dia tem início, às 10h00,  com a conferência de Ana Costa Oliveira, docente da Universidade Católica (UCP), analisa o tema «Desenvolvimento sociomoral e religioso na infância» e que vai procurar "valorizar a narrativa como estratégia no processo de aprendizagem ético-moral" de modo a "incentivar a autodescoberta e apreciar os dons e contributos particulares respeitando a singularidade diversidade de cada criança". Este complexo processo permite "e possibilita a abertura ao transcendente e ao ato de crer", revela a especialista.

Pelas 11h15 o sociólogo Alfredo Teixeira, da UCP, apresenta o tema «As novas adolescências: os quadros socio-simbólicos da experiencia crente».

A conferência vai analisar “o novo modo de olhar a adolescência no estudo das ciências sociais:

“Hoje estas idades deixaram de ser vistas apenas como marcadores críticos de passagem, mas constituem-se como culturas”, aponta Alfredo Teixeira.

Para o investigador “esta transformação tem uma relação direta com os percursos de autonomização” e constitui-se como um desafio ao papel dos educadores porque tendem a “reformular profundamente o papel dos pais, da família e das instituições de transmissão e socialização”, sustenta o docente da UCP.

Formações (Inter) diocesanas: Uma oportunidade à formação e ao mútuo conhecimento

Para o coordenador nacional da disciplina, Fernando Moita, as formações pretendem “refletir sobre a missão do docente":

“Estas oito formações que percorrem o país pretendem fornecer ao professores conteúdos de caracter psicológico e sociológico para melhor conhecer os alunos com quem trabalhamos” e “propor com verdade e radicalidade os valores evangélicos”.

O responsável considera que esta “é também uma bela oportunidade de desenvolvermos, enquanto professores, uma atitude reflexiva sobre as nossas práticas educativas e partilhar/cooperar uns com os outros as experiências pedagógicas significantes em várias realidades educativas”.

As diferentes formações vão ainda contar com a “partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do EB e no Ensino Secundário” de modo a permitir "em contexto de autoaprendizagem desenvolver uma lecionação reflexiva entre os docentes".

 O II Encontro (inter) diocesano para docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) destina-se aos docentes que lecionam nas diocese de Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu e é uma parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e os Secretariados Diocesanos de EMRC.

Educris|24.01.2018



Recursos:
Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário:


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades