EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Viseu acolhe nova edição dos «encontros (inter) diocesanos»

Seminário das Missões, em Viseu, recebe o II Encontro (inter) diocesano para docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

A "ação pedagógica no 1º ciclo e no ensino Secundário  na disciplina de EMRC" vai estar no centro da reflexão dos professores na segunda de oito «Formações (inter) diocesanas para docentes de EMRC».

A iniciativa, uma parceria entre o Secretariado Nacional da Educação Cristã e os Secretariados Diocesanos de EMRC, vai decorrer durante o primeiro trimestre deste ano em oito dioceses diferentes (Porto; Braga; Coimbra; Viseu; Lisboa; Beja; Funchal e Ponta Delgada).

A segunda edição acontece no próximo sábado, dia 27 de janeiro, em Viseu, com início previsto para as 9h00, e vai contar com uma conferência de Ana Costa Oliveira, docente da Universidade Católica (UCP), que reflete sobre o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância».

Pelas 10h15 o sociologo Alfredo Teixeira, da UCP, apresenta o tema «O “jovem” perante o facto religioso».

Para o coordenador nacional da disciplina, Fernando Moita, as formações pretendem “refletir sobre a missão do docente":

"Queremos com estas formações inter-diocesanas, refletir sobre a missão do docente de EMRC e fornecer perspetivas educativas para melhor compreender a infância e a adolescência nas suas dimensões simbólica, moral e religiosa.

As diferentes formações vão ainda contar com a “partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do EB e no Ensino Secundário” de modo a permitir "em contexto de auto-aprendizagem desenvolver uma lecionação reflexiva entre os docentes".

 O II Encontro (inter) diocesano para docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) destina-se aos docentes que lecionam nas diocese de Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu.

Educris|21.01.2018




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |