Formações (inter) diocesanas refletem sobre 1º ciclo e Secundário

Oito dioceses recebem iniciativa dirigida a docentes de Educação Moral e Religiosa Católica

«Fidelidade à Pessoa, alegria na missão: Um olhar sobre o 1º ciclo do EB e sobre o Ensino Secundário» é o tema geral das formações que vão realiza-se entre janeiro e março em oito dioceses de Portugal.

A iniciativa, organização do SNEC em parceria com os secretariados diocesanos e a Universidade Católica, pretende “refletir sobre a missão do docente” revelou ao Educris Fernando Moita coordenador nacional da disciplina de EMRC no SNEC:

“Queremos com estas formações inter-diocesanas, refletir sobre a missão do docente de EMRC e fornecer perspetivas educativas para melhor compreender a infância e a adolescência nas suas dimensões simbólica, moral e religiosa.

As diferentes formações vão ainda contar com a “partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do EB e no Ensino Secundário” e “proporcionar momentos de encontro entre docentes, favorecendo o trabalho cooperativo”, revela o responsável.

Porto recebe primeira formação

A primeira formação vai decorrer no Porto, na casa diocesana de Vilar, no próximo dia 13 de janeiro. Com início previsto para as 9h00 o programa conta com uma conferência de Fabrizia Raguso, docente da Universidade Católica, que reflete sobre o tema «Desenvolvimento sócio-moral e religioso na infância».

Pelas 10h15 a socióloga Helena Gil Costa apresenta o tema «O “jovem” perante o facto religioso».

Às 11h45 o professor Matias Alves, da UCP, apresenta o «Projeto de Autonomia e flexibilização curricular».

Da parte da tarde os docentes de EMRC recebem uma “partilha de experiências pedagógicas significantes no 1º ciclo do EB e no Ensino Secundário”.

Para conhecer todas as dioceses que recebem as formações de EMRC consulte a AGENDA

 

Educris 04.01.2018



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades