Porto: Jornadas de Teologia refletem sobre «ação social» e Igreja

Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) do Porto apresentou tema das Jornadas de Teologia que decorrem de 29 de janeiro a 1 de fevereiro no Porto.

A iniciativa, que se realiza em parceria com a diocese do Porto vai abordar o tema «As metamorfoses da caridade: A ação social e a Igreja do Porto».

As jornadas procuram abordar de um “modo abrangente o vasto tema da caridade, nomeadamente no que se refere à ação social, tendo em conta também o contexto português e portucalense, no passado e no presente”, sendo resposta ao "desafio lançado por D. António Francisco dos Santos a esta faculdade para que se refletisse sobre esta área temática", revela um comunicado enviado hoje ao EDUCRIS. 

O programa tem início no dia 29 de janeiro com a intervenção de Julio Martínez Martínez Sj, especialista em Moral Social e atualmente reitor da Universidade Pontifícia Comillas (Madrid), que abordará os temas «A caridade e os direitos sociais» e «O lugar da Igreja num tempo de assistencialismo do Estado».

Ainda neste dia decorrem as conferências «O catolicismo social oitocentista em Portugal e no Porto: A intervenção do cardeal D. Américo» (Adélio Fernando Abreu) e «Do amor que encarece: A metanoia da justiça em Leonel de Oliveira, presbítero» (José Pedro Angélico).

No dia 30 de janeiro o dia conta com as conferências: «O anúncio do evangelho e a solicitude para com o próximo» (Bernardo d’Almeida), «Os direitos sociais: Sua evolução e justificação»(João Carlos Espada), «A relevância do serviço à comunidade na génese e no funcionamento das organizações de economia social em Portugal» (Américo Mendes), «A ação das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Igreja: Entre a caridade e a justiça» (Lino Maia) e «Arco Maior: Dar oportunidades educativas a quem é excluído da escola» (Joaquim Azevedo).

No dia 31 de janeiro, as Jornadas de Teologia centram a sua atenção em temas como «Entre evangelização e promoção social: Antigas e novas prioridades da ação da Igreja» (Jorge Cunha), «O catolicismo social em Portugal e no Porto no século XX» (Paulo Fontes), «A caridade em Padre Américo: Alicerces de um conceito-programa» (Luís Leal) e «A intervenção social de D. António Ferreira Gomes no contexto do pensamento portuense» (Arnaldo Cardoso de Pinho).

No dia 1 de fevereiro a iniciativa termina com os temas «O amor feito ajuda material: A esmola nos Padres da Igreja» (Alexandre Freire Duarte) e «Ação sócio-caritativa e vulnerabilidades futuras» (D. Manuel Linda).

As jornadas decorrem das 10h00 às 16h30.

Maisn informações:

[email protected]



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades