EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Alunos da Praia da Vitória presentes no dia da EMRC

A disciplina de Educação Moral e Religião Católica foi tema de encontro nas instalações da Escola Vitorino Nemésio e no Parque Desportivo da Praia da Vitória, nos Açores.
O evento reuniu cerca de duas centenas de alunos de todos os estabelecimentos de ensino da ilha Terceira, os quais participaram em workshops para conhecer uma nova imagem dessa matéria de estudo.

Os docentes de Educação Moral e Religião Católica (EMRC) da EBI da Praia da Vitória (EBIPV) e Escola Vitorino Nemésio (EVN) organizaram um encontro que reuniu cerca de duas centenas de alunos de todos os estabelecimentos de ensino da ilha Terceira a frequentar o 9º ano de escolaridade.

O  Dia de EMRC, a iniciativa decorreu ontem - Dia Mundial da Criança -, na Escola Vitorino Nemésio e no Parque Desportivo da Praia da Vitória. Segundo o responsável pela EMRC o número de inscritos na escola EBIPV " é superior ao da escola EVN".

"O objectivo é dar a conhecer uma nova imagem para a disciplina, mais atraente para a juventude e com maior capacidade de reposta", revela Nelson Lourenço, docente, em declarações à "a União", a propósito das motivações de organização do evento que, paralelamente, juntou todos os professores de EMRC em exercício de funções na ilha Terceira.

"Todos os alunos do 9º ano da FOC estão inscritos na disciplina. O que é excelente. Os temas são mais actuais e vão ao encontro das necessidades dos jovens estudantes", frisa.  

Workshops variados

O programa do evento integrou a realização de quatro workshops que abordaram diferentes temáticas orientadas para as actividades artísticas e desportivas.

Assim, os alunos inscreveram-se de acordo com as suas preferências, a saber Desporto (treinador de futebol - José Carlos); Dança (bailarino - José Moules); Música (professor de música - Francisco Rocha e José João); Teatro (actriz profissional - Eduarda Borba); e Artes (professor - José Espadinha).

"Os monitores são especialistas nas suas áreas e participam gratuitamente", salienta Nelson Lourenço.

De acordo com o docente, os workshops obedeciam a um tema geral orientado para a promoção da disciplina e regras como forma de alcançar bons resultados e um bom trabalho de equipa.

Neste sentido, diz, o almoço teve a particularidade de motivar a partilha de alimentos em ambiente de convívio, sendo que cada aluno partilhou com os outros o que trouxe para a sua refeição.

"A iniciativa foi um sucesso e, portanto, os objectivos alcançados. Todos gostaram quer docentes quer alunos e monitores. Os jovens perceberam que o trabalho de grupo, o rigor e a disciplina são fundamentais para a sua vivência diária na comunidade", concluiu.

Webmaster|2011-06-02|09:48:34|Jornal União




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |