EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

III Encontro de EMRC na Madeira

Ser Volundário é ser solidário», foi o tema do III Encontro Regional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
Para D. António Carrilho, que presidiu à sessão de abertura, «ser voluntário, atento e activo, é uma atitude fundamental de cada um de nós e de toda a sociedade. Por isso, caros jovens, deixai o vosso coração aberto e disponível para espalhar sementes de alegria, esperança e optimismo nas vossas famílias, escolas, paróquias e em qualquer ambiente, onde vos encontreis», apelou aos jovens participantes neste encontro.
«Esta é a vossa festa! Festa de amizade, de aprendizagem, de convívio, de ser mais e melhor. A vossa realização pessoal, e a própria felicidade, constrói-se mais ainda a partir do hoje, em todos os momentos e oportunidades, com todos os nossos gestos e atitudes!», sublinhou o Bispo do Funchal na sua mensagem.

Escola cristã é uma referência

A iniciativa reuniu alunos de 17 escolas e contou com presença do Director Regional de Educação, Rui Anacleto, para quem a «escola cristã e a aula de educação moral e religiosa» constituem «uma referência para a promoção dos valores fundamentais», a favor do «aluno, do cidadão e da sociedade», considerou.
Outras entidades oficiais deram as boas-vindas aos participantes, nomeadamente Aleixo Abreu, Vereador para a Cultura, em representação do Presidente da Câmara Municipal da Calheta (Manuel Baeta); e o Presidente da Direccão Executiva daquela Escola da Calheta, António Lucas.

Lembranças oportunas

Ainda na abertura do encontro, o Bispo do Funchal lembrou aos presentes as próximas matrículas para o novo ano lectivo, em que a opção pela aula de EMRC deverá ser tida em conta pelos «jovens e famílias cristãs».
Por outro lado, e porque também ontem se assinalou o Dia internacional dos Vizinhos, D. António Carrilho defendeu a proximidade e a vizinhança nos relacionamentos dos cristãos com os outros, tendo por base um simples lema, expresso numa pequena quadra: «Ajudar os outros / como Jesus fazia, / com muito coração / e uma grande alegria».
A «festa dos alunos de EMRC» decorreu durante todo o dia, com diversas actividades: a construção de um Mural Solidário para a apresentação das escolas participantes; e a intervenção das escolas com canções, teatro e dança.

Webmaster|2011-05-30|08:01:20| Jornal da Madeira




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |