Fátima: 4 mil alunos "agradecem" a Maria

XV edição do Interescolas do 1º ciclo vai contar com espetáculos e animações e um agradecimento especial.

«Obrigado Maria, 100 anos Contigo!» é o tema da edição deste ano que leva ao Santuário de Fátima cerca de 4 mil alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do 1º ciclo.

Vindos de cerca de 70 agrupamentos de escolas de 14 dioceses portuguesas os alunos vão assistir à peça a peça «O Principezinho» com a companhia “Espelho Mágico”, divididos em duas sessões, uma de manhã e outra à tarde.

Pelas 12h00 todos os participantes rumam ao Santuário de Fátima, que celebra o centenário das aparições, para uma celebração onde a “mensagem da disciplina, a cor e a alegria” vão marcar presença através de “cartazes, estandartes e corações” para agradecer a “Maria e uns aos outros estarmos juntos”, afirma Fernando Moita, coordenador da disciplina de EMRC no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A cerimónia vai contar com a participação de D. Manuel Pelino Domingues, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF).

Em declarações ao EDUCRIS o coordenador nacional destacou o “ambiente de festa e celebração da alegria” numa “atitude de gratidão à vida e a Maria daí o tema escolhido para este ano” e com a presença "de figuras do gosto das crianças":

“Teremos ainda a presença de algumas figuras icónicas no imaginário das crianças que são os anjos. Fátima é também um lugar importante desta presença da transcendência e, da nossa experiencia, é muito bem aceite pelos mais novos porque representa o bem, o fazer o bem aos outros”, revelou.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades