D. Amândio Tomás desafia alunos a serem "protagonistas"da mudança

No Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Valpaços, o bispo de Vila Real desafiou os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) a descobrirem "o grande amigo Jesus" e convidou-os a serem "corajosos e audazes" para construírem uma sociedade nova".

No 7º Encontro de EMRC, que reuniu ontem mais de 2000 alunos de toda a diocese na cidade de Valpaços, o bispo local tomou a passagem do evangelho sobre a amizade para questionar o sentido de ser amigo hoje:

"A passagem que acabámos de escutar fala-nos de um amigo. Jesus. Mas o que é ser amigo? Reparem que já não somo escravos, nem servos mas amigos porque íntimos e compreendidos por Jesus".

Na sua alocução D. Amândio Tomás afirmou que "Jesus convida-nos à amizade uns com os outros" e deixa-nos "um testemunho de maior doação de vida" como "maior prova de amor, como amigo fiel que se dá por nós e está sempre presente na nossa vida".

Para o prelado «Rumar a novos horizontes» é "fazer-se amigo de Jesus e dele tudo esperar".

No final da sua reflexão o bispo de Vila Real deixou um desafio aos mais novos:

"Os jovens são corajosos e audazes. Sede audazes para modificar o mundo em que vivemos, É possível por cobro a tantas desigualdades. Temos que implementar o amor verdadeiro entre os povos pelo caminho da reconciliação. Se o fizermos construiremos uma sociedade nova. Temos que apostar na verdade, no bem e no amor! Sois a esperança da Sociedade. Deixai-vos olhar por Jesus, olhai para ele porque ele leva-nos a novos horizontes".

 

Ouça, em anexo, a alocução na íntegra

 


Anexos:

Newsletter Educris

Receba as nossas novidades