Guarda: XX Encontro interescolas sob o tema «Encontro-Te»

No dia 2 de maio, teve lugar no Parque Senhora dos Verdes em Gouveia, o XX Encontro Diocesano de EMRC da Diocese da Guarda, que contou com a participação de cerca de 550 alunos de EMRC do 2.º e 3.º ciclos, de diversas escolas da Diocese egitaniense.

Sob o tema aglutinador “Encontro-Te”, cada escola foi convidada a deixar uma pegada, simbolizando uma caminhada conjunta de 20 anos: 20 anos de presença construtiva na vida de milhares de alunos e respetivas famílias; 20 anos a trilhar caminhos de comunhão e fraternidade; 20 anos a possibilitar encontros em que cada vida ganha um novo sentido.

Após o momento inicial que procurou congregar as escolas à volta da palavra Encontro, D. Manuel Felício, Bispo da Diocese, dirigiu a todos os jovens e professores uma palavra de apreço e de encorajamento, convidando-os a deixar uma marca positiva nas suas comunidades.

Seguiu-se um conjunto diversificado de atividades que permitiu aos alunos Encontrar-se consigo mesmos e com os outros, num espírito de alegria, união e descoberta. Durante o percurso de realização destas atividades, um jogo de pistas serviu de orientação aos respetivos alunos que, em equipa, deveriam percorrer a totalidade das etapas e superar cada um dos desafios propostos. Neste momento, houve a oportunidade dos alunos participarem, em vários ateliers, nomeadamente, o de música, o das pinturas faciais e o da fotografia criativa.

Houve ainda tempo para o Encontro no conhecimento, concretizado através da participação de 7 alunos do 5.º e 6.º ano de diversas escolas nas Olimpíadas do Conhecimento e da Fé, cujas classificações foram comunicadas no momento final do envio, procedendo-se à entrega dos respetivos prémios.  Nesta iniciativa, tivemos a colaboração da Galeria Paz de Espírito e da Paulus Editora que nos ofereceu os prémios que foram distribuídos aos vencedores e aos restantes participantes.

Uma largada de pombas assinalou, o momento do envio, no desejo de continuáramos a cultivar os valores fundamentais de um mundo de paz, construindo juntos caminhos de comunhão e fraternidade. Esta é a missão EMRC! 

Educris com Cristina Brito



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades