EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

ENES: "O religioso é importante na construção da paz"

O coordenador nacional da EMRC, professor Fernando Moita, apresentou os objetivos do VII Encontro Nacional de EMRC do Secundário (VIIENES) e afirmou o fenómeno religioso como “importante para construir um mundo com paz e em paz”.

Em entrevista ao EDUCRIS no decorrer do VII ENES que hoje termina em São Jacinto, Aveiro, o responsável afirmou que esta iniciativa teve como objetivo “trazer a dimensão da experiência religiosa como ingrediente importante para construir um mundo com paz e em paz”.

Durante dois dias cerca 2000 alunos de 71 agrupamentos de escolas de todo o país refletiram sobre o tema «[RE]liga-te!»:

“ O tema deste ano é um convite aos alunos para se religarem aos seus valores, à humanidade, a Deus e à natureza e redescubram as religiões como fundamento da paz”, sustenta o responsável.

Perante as situações fraturantes que o mundo enfrenta Fernando Moita disse acreditar que a disciplina tem o papel de “formar sobre o fenómeno religioso” e apresentou exemplos no programa da disciplina no ensino secundário:´

“O contributo da disciplina para a formação dos mais novos, no que ao fenómeno religioso diz respeito, está presente em muitas das dez unidades letivas propostas para o secundário. Basta pensarmos na “Civilização do Amor” ou a “Religião como modo de habitar o mundo”, entre outras, para nos darmos conta das aprendizagens revelantes sobre o facto religioso, na sua diversidade, e o seu contributo histórico na construção das civilizações e das sociedades”.

O sétimo encontro nacional de EMRC do Secundário verificou um novo aumento do número das inscrições. Fernando Moita atribuí ao trabalho dos professores estes números:

“Temos tido um aumento significativo. Os professores acreditam que estes encontros são parte integrante na disciplina. Permitem mostrar aos alunos o país que somos como um todo. Neste encontro mostramos aos alunos que o mundo está todo aqui e que devemos ser protagonistas da sua construção para o bem comum”.



Recursos:
VII ENES: Entrevista ao coordenador nacional da EMRC:



© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |