Braga: "uma perspetiva humana e solidária"

Em Semana da EMRC 2017 estamos a disponibilizar testemunhos de alunos que frequentam a disciplina em todas as dioceses do país e de pais e encarregados de educação que explicam o porquê da escolha da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) na formação dos seus educandos.

Hoje o testemunho de Pedro da Silva Mendes (PSM), um encarregado de educação cuja filha frequenta uma escola da Arquidiocese de Braga

EDUCRIS: Porque inscreveu o seu educando na disciplina de EMRC?

PSM: Em primeiro lugar, fui aluno de “Religião e Moral”, desde o 5.º ano; então, a disciplina era “dada” por um sacerdote, que tinha muita boa vontade, mas não cativava assim tanto os alunos. No 7.º ano, tive uma professora, com outra dinâmica, e aí apercebi-me que de facto a disciplina era de Educação Moral e Religiosa Católica.

Neste sentido e por querer que a minha filha receba uma formação integral decidi inscrevê-la, pois considero que a EMRC, antes de mais, fornece ao aluno uma chave de interpretação da realidade, marcada por uma perspectiva cristã, plenamente humana e solidária, que ajuda a perceber melhor os fenómenos sociais, a nossa história comum, particularmente a construção europeia, bem como a construir um futuro melhor, mais solidário, com base na transmissão de valores, na vivência e experiência que a vida e as aulas de EMRC proporcionam aos estudantes.

EDUCRIS: Considera que a disciplina de EMRC contribui para que o seu/sua filho/filha seja mais solidário e feliz?

PSM: A minha filha é uma criança muito feliz; sem dúvida que contribui para que seja mais solidária. Assim, ela entende que não são só os pais a proporem determinados valores e respectivas acções com as suas palavras e exemplo, mas que de outros meios da sociedade, particularmente a escola, surgem propostas concretas nesse sentido.

EDUCRIS: Alguma vez sentiu que a disciplina de EMRC “rouba” tempo de estudo ao seu educando?

PSM: Isso é um mito. A disciplina de EMRC é a primeira a valorizar o estudo e a aprendizagem de outras áreas disciplinares, pois incentiva à responsabilidade, à organização do tempo, bem como a saber aproveitar a vida no que tem de bom e de responsável.  



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades