Semana EMRC 2017: Bispo do Porto destaca "tempo de encontro e de análise"

Em entrevista à Rádio Renascença, no programa das 12h00 o membro da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF) destacou a vivência da Semana da EMRC 2017 como um "um tempo de encontro, de análise de olhar para o futuro" e afirmando "o aumento do interesse da disciplina no ensino secundário nos últimos anos".

No programa o prelado lamentou, ainda, a existência de escolas sem a disciplina e reafirmou a importância da formação para os valores nas novas gerações:

"Preocupa-nos, sobretudo, que haja escolas por inteiro que não têm EMRC. Há muito trabalho a fazer, mas, felizmente, também há muito trabalho feito e há professores extraordinários que se dedicam com qualidade e competência ao exercício da sua missão".

D. António Francisco dos Santos afirmou que a Semana é o momento para analisar a missão da disciplina na escola e delinear o futuro:

"A realidade do mundo que nos envolve, as preocupações com o futuro da humanidade, o questionamento com os caminhos e rumos que concretamente a Europa está a tomar e, até, alguma ansiedade perante a ausência de valores que nos dêem razões de esperança para o futuro obrigam-nos a todos e exigem de todos, e concretamente da Igreja, que saiba colocar ao serviço da afirmação dos princípios. Eu penso que hoje todos no sentimos de certo modo famintos de ouvir de novo o anúncio feliz das bem aventuranças e de dar ao futuro do nosso país, da Europa e do mundo, razões de acreditar e razões válidas para esperar que o mundo pode ser melhor e que a Igreja tem uma missão a cumprir e um contributo a oferecer", sustentou à Renascença.

A Semana da EMRC 2017 teve hoje início com uma série de iniciativas no país com destaque para os diversos interescolas diocesanos ou a criação de um conjuntos de aulas para a levar o fenómeno Fátima às salas de aulas do país.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades