EMRC: uma opçºao de vida, por Augusta Delgado

A missão de falar um pouco de mim e da minha experiência como professora de EMRC leva-me a olhar para trás e a ver a importância da EMRC na minha vida. Começo por vos dizer que me chamo Augusta Maria Delgado, tenho 47 anos, sou casada e tenho quatro filhos.

A minha aventura na EMRC começou em 1989, quando fui colocada em duas escolas do Concelho de Almada. Pouco tempo depois de iniciar este percurso vi que esta era a minha vocação, pois era aí que eu sentia que podia transmitir todos os valores que considerava importantes para a vida: a solidariedade, o respeito, a tolerância, o amor ao próximo e tantos outros. Assim decidi fazer o curso Básico de Ciências Religiosas e posteriormente a licenciatura em Teologia.

Durante sete anos fui docente contratada. Quando concorri para o quadro de escola fui colocada numa escola do Concelho de Almada, na Freguesia do Laranjeiro. Nessa altura confirmei que ser professora de EMRC era mais do que uma profissão, era uma vocação. 

O olhar de cada aluno transmitia-me e transmite-me a necessidade de estar presente e de poder levar a cada aluno (com uma história de vida concreta, por vezes rodeada de sofrimentos) o carinho, o amor, a solidariedade, a alegria da vida. Não me posso esquecer do dia em que um aluno, em jeito de confidência, olhou-me nos olhos e disse “professora eu prefiro ir para debaixo da ponte do que voltar para casa”. Foi preciso “arregaçar as mangas”, “mover montanhas” para devolver a este aluno a alegria de viver e foi na aula de EMRC, com os seus colegas, que isso foi possível.

Durante todo o meu percurso de professora de EMRC fui recebendo da escola algumas funções que considero missões: Diretora de Turma, Coordenadora dos Diretores de Turma, membro da Assembleia Geral, membro do Conselho Pedagógico, Assessora da Comissão Administrativa Provisória, Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Presidente do Conselho Executivo e, agora, Diretora. Em todas estas missões tenho sempre presente que, antes de tudo, sou professora de EMRC, sou o rosto da Igreja na minha escola.

Augusta Delgado



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades