Porto: Direitos Humanos evocados em Alfena

No passado dia 12 de fevereiro a Escola Secundária de Alfena, na diocese do Porto, celebrou mais um aniversário. Para a ocasião os alunos do 9º ano inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) realizaram-se um "filme sem título, sem legendas e com 118 imagens" onde retrataram a "história dos direitos humanos".

A exsposição está patente junto à zona de "convívio dos alunos" e convida, através de "uma série de fotogramas em registo negativo" a refletir sobre "os muitos atentados à dignidade da vida humana, assinalados com uma cruz a vermelho".

O objetivo dos professores e alunos de EMRC foi permitir a cada aluno, "de acordo com o ritmo dos seus passos, descodificar o sentido do filme: se a película fosse projetada as 24 imagens por segundo, correspondente à ilusão de movimento que o olho humano perceciona, teríamos um filme de aproximadamente 5 segundos… Mas é difícil dar 24 passos por segundo! Por isso, cada um pode fixar cada um dos fotogramas ao ritmo do próprio passo e, simplesmente, perceber que a vida humana pode ser defendida ou deteriorar-se em frações de segundo".

 

Educris com EMRCPorto

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades