Porto: "Personalidades em entrevista"

No passado dia 2 de fevereiro, o Auditório do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas, diocese do Porto, acolheu a apresentação do livro "Pontos de Vista - Personaldidades em Entrevista".

Este novo livro surge da iniciativa dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica(EMRC) do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas que durante os últimos anos entrevistaram diversas personalidades do panorama artístico e cultural português e as disponibilizaram aos alunos no blog da disciplina.

Este mesmo blog já venceu o ‘Concurso Blogs do Ano 2012’ nas categorias de “Escolar e Jornais de Escola” e “Religião/Espiritualidade”, numa organização do site Aventar.

Na apresentação da obra, que conta com a chancela das edições Salesianas, a sala nobre do Colégio de Lamas encheu-se de alunos, professores e amigos para participar no lançamento oficial deste livro.

Ao EDUCRIS o professor Paulo Costa, autor das cerca de 157 entrevistas explicou o objetivo das mesmas: "nos ultimos cinco anos procurámos enriquecer o Blogue de EMRC com algumas entrevistas que fossem histórias, reflexões e ideias de pessoas relevantes ao nível da escola, da região e do país". Buscou-se, sobretudo, "mostrar pessoas que se destacassem em variadíssimas áreas, partilhando aquilo que são, representam, fazem, sentem e pensam".

Para o docente a nossa publicação constituiu-se como instrumento que fala "de pessoas reais na primeira pessoa" que lançam o olhar sobre "o Ser Humano, a sociedade e o mundo na perspetiva dos valores essenciais que alicerçam a nossa identidade e cultura". Ao longo das entrevistas abordam-se temas como "educação, ética e religião, adolescência e a juventude" e tecem-se "reflexões sobre política, desporto, solidariedade, televisão e arte, entre outros".

A obra foi apresentada por Joana Vieira, diretora pedagógica  do Colégio e Rui Alberto, diretor das Edições Salesianas que elogiaram o trabalho desenvolvido pelo blog através dos docentes Paulo Costa, Joaquim Rocha, Daniela Rodrigues e Jorge Alves de EMRC.

Já o diretor do Secretariado diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), professor António Madureira, destacou, na ocasião, a "relevância que a disciplina de EMRC tem no Colégio e na formação integral de todos os alunos" e aproveitou a ocaisão para "felicitar os professores da disciplina pelo seu dinamismo, seriedade e responsabilidade".

Paulo Costa sublinhou a "a importância do saber pensar e o princípio de que a formação integral dos alunos pressupõe o conhecimento, compreensão e o respeito pela pluralidade e diversidade de opiniões e pontos de vista". Somente assim "cada pessoa pode refletir e pensar a vida, a existência humana e a sociedade contemporânea, tomando as suas opções em consciência, liberdade e responsabilidade", destacou.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades