Algarve: Palestra sobre a "misericórdia" reúne alunos da Escola e Universidade Sénior

No passado dia 9 de janeiro a escola Poeta Bernardo de Passos, em São Brás de Alportel, Algarve, recebeu a palestra "Usar a misericórdia para com o teu irmão".

A iniciativa, do grupo disciplinar de EMRC, contou com a presença de alunos do 9º ao 12º ano e os alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel que refletiram sobre o "uso da misericórdia" e o "ser misericordioso" na atualidade.

A palestra foi dirigida pelo professor Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) que recordou ao presentes a importância "do outro" na construção de uma sociedade justa e onde a equidade seja uma realidade.

Para o docente da UCP o "cristão tem a obrigação de cuidar do outro em prol do bem comum" e vê no outro "aquele que é igual em dignidade" perante os seres humanos e Deus.

Para a docente de EMRC Paula Frazão a palestra foi rica porque permitiu, em muitos momentos, "intervenções bastante pertinentes e reflexivas" e uma participação "muito ativa da plateia".

Já Juan Ambrosio convidou os presentes a "sairem da sua zona de conforto" fazendo eco "das palavras do Papa Francisco na Bula que estabelece o Ano Santo da Misericórdia. Para este docente da EMRC é importante "envolvermo-nos com todos aqueles que iguais a nós, não têm as mesmas oportunidades e partilharmos o que temos, não por termos de sobra, mas porque queremos cuidar do outro, para que ele também tenha acesso à felicidade", afirmou.

 




Newsletter Educris

Receba as nossas novidades