Cáritas: Um gesto pela Paz chega às escolas

A Caritas portuguesa acaba de anunciar a "Operação 10 Milhões de Estrelas - Um gesto Pela Paz" para o tempo de advento e Natal. A Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) volta a associar-se a esta iniciativa procurando, assim, fazer chegar às escolas de todo o país uma mensagem de paz.

O Departamento do Ensino Religioso Escolar (DERE) do SNEC associou-se a esta campanha por considerar que a "Operação 10 Milhões de Estrelas - Um Gesto Pela Paz" está perfeitamente enquadrada nos objetivos do seu Plano anual de atividade promovendo "apelos a gestos concretos de misericórdia". Deste modo o DERE convida todos os docentes de EMRC a "ajudar a que outros contemplem também o rosto de misericórdia do Pai, e nele encontrem alegria, serenidade e paz" promovendo nos alunos gestos concretos "de perdão e misericórdia" no advento do Ano Santo da Misericórdia.

Propostas Pedagógicas para as Escolas

É objetivo da operação o "explicitar e articular conceitos fundamentais, enunciados nos programas de EMRC, tais como: justiça social, solidariedade, destino comum dos bens, fé" e procurar "evidenciar o espírito de comunhão e de solidariedade que une os cristãos e os impele a agir, particularmente nos momentos difíceis, como fundamento para o envolvimento dos alunos nas atividades desta operação, nomeadamente a compra e venda das velas, em favor de uma causa nobre como é a ajuda aos mais carenciados" em contexto de lecionação.

Aos docentes é proposto que explorem a "ideia de uma comunhão que começa por ser local, mas que se alarga a uma dimensão universal" percecionando que uma parte das verbas recolhidas se destina "a projetos desenvolvidos desenvolvidos no Médio Oriente na ajuda aos refugiados". 

Para que a campanha saia do simples contexto escolar o DERE propõe a utilização de metologogias que promovam "não só dos alunos, mas também das suas famílias e de outros elementos da comunidade educativa, nas diferentes fases do projeto".

Resultados ONLINE

A todos os docentes e alunos o DERE propõe que partilhem sob a forma de "fotos, testemunhos dos alunos, pequenos artigos" os "momentos ou aspetos mais marcantes da participação nesta campanha". A divulgação será feita aqui mesmo no www.educris.com poderá ser feita no site e todo o material poderá ser enviado para [email protected] ou [email protected]

 

Em anexo encontra os folhetos explicativos do projeto, a Operação 10 Milhões de Estrelas - Propostas de intervenção pedagógica e uma apresentação em formato PPT com as razões justificativas da campanha.

 

 



Recursos:
10M: Poster da Operação:Download Documento
10M: Apresentação da Operação:Download Documento
10M: Enquadramento Pedagógico da proposta:Download Documento


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades