EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

D. Tomaz Silva Nunes recordado por docentes em Lisboa

" Os que estão com Deus celebram connosco". As palavras são do Padre Paulo Malícia, director do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso Escolar (SDER) no início da eucaristia em memória de D. Tomaz da Silva Nunes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã (CEEC).

A eucaristia teve lugar no passado dia 25 de Setembro na Universidade Católica de Lisboa inserida na reunião geral dos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).

Na ocasião o padre Paulo Malícia recordou D. Tomaz da Silva Nunes como alguém com quem "muitos dos docentes se cruzaram no dia-a-dia", alguém, disse, "que se cruzou connosco e caminhou no meio de nós fazendo parte da nossa vida".

Durante a homilia o director do SDER começou por lembrar que a "sabedoria de Deus não é um conjunto de competências mais ou menos exactas mas antes a sabedoria do coração presente desde a criação até hoje". Para o padre Paulo Malícia o antigo bispo auxiliar de Lisboa "viveu profundamente esta sabedoria com o seu jeito de ser humilde e sorriso desconcertante que a todos contagiava". "O D. Tomaz tinha este jeito de estar na escola, que tão bem conhecia e amava com a sabedoria de Deus". Acreditando "na comunhão dos santos" agradeceu "todo o labor que o D. Tomaz teve quer durante o tempo que esteve como responsável pelo SDER quer depois como presidente da CEEC" e pediu, para todos os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica de Lisboa "esta mesma sabedoria do Deus que está perto e que acolhe".

Antes do rito de conclusão os docentes de Lisboa acenderam uma vela em memória de D. Tomaz Silva Nunes.

Isabel Vilaça, antiga colega de D. Tomaz no curso de Habilitação Pedagógica Complementar (HPC), e docente de EMRC na Escola Virgílio Ferreira, recordou o colega de carteira, o amigo e o pastor.

"Recordo o Sr. D. Tomaz como alguém que sempre tinha uma palavra de conselho. Uma palavra certa na hora certa. Neste momento, aqui na Universidade, recordo de modo particular o primeiro dia em que viemos para o HPC. Recordo-me do então padre Tomaz com o seu dossier impecávelmente organizado e as suas canetas de cor. Foi o início de uma longa relação com a EMRC pela qual tanto trabalhou no sentido de a dignificar e tornar a educação em Portugal uma educação com valores. A força discreta e o alento sereno do D. Tomaz nos leve, enquanto docentes de EMRC, a estar na escola com sabedoria, dignidade e como transmissores da esperança que é Jesus. Enquanto tiver no nosso pensamento coração estará no meio de nós".

A reunião geral os docente de EMRC do Patriarcado de Lisboa contou com a apresentação do tema do ano "Ser Voluntário, ser Solidário!" no ano internacional do Voluntariado e com a intervenção de Elza Chambel, presidentes do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

Webmaster|2010-09-26|22:03:55




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |