Peniche participa no "Young VolunTeam"

Mais um ano de voluntariado prestes a chegar ao fim... Este foi, sem dúvida, um ano em cheio! Mais de 60 atividades de voluntariado que marcaram todos os voluntários e que até mudaram alguns corações. Muitos foram aqueles que fizemos felizes, a quem entregámos todo o nosso amor e toda a nossa disponibilidade e a quem mostrámos que, independentemente das situações, há sempre razões para erguer a cabeça, sorrir e seguir em frente.

Sendo este um grupo que se insere numa disciplina Católica, apesar de nem tantas vezes quanto queríamos, tentámos ser rosto de Jesus Cristo para aqueles com quem nos cruzávamos. Transmitindo uma palavra de amor e de esperança, levámos sempre connosco valores indispensáveis tais como a entreajuda, a solidariedade, a disponibilidade, a entrega, a atenção pelo outro e o espírito de serviço.

Relembrando o trabalho realizado ao longo destes seis anos do clube: Missão Servir e principalmente aquele que foi realizado no ano letivo anterior, no início deste ano pensei que seria difícil fazer mais e melhor. Assim, este ano, optámos por dar continuidade a todos os projetos iniciados no ano anterior e melhorar tudo aquilo que fosse possível. Voltámos a assinar protocolos de modo a dar credibilidade, segurança e consistência ao nosso trabalho e embarcámos mais uma vez numa das experiências mais bonitas que podemos ter na Escola Secundária de Peniche.

Com o decorrer do ano letivo e das atividades, outras foram surgindo, quer por vontade dos voluntários, quer por necessidade e procura por parte da comunidade.

Assim, reconheço que não nos foi difícil arranjar nem atividades nem destinatários. Difícil foi conseguir organizar todos os voluntários de modo a conseguirmos responder a tudo aquilo que nos era pedido. Muitas foram as vezes em que nos questionámos acerca do número de atividades pois este parecia-nos sempre bastante exagerado e tínhamos medo de estar a falhar com alguém ao tentar chegar a todos. Porém, temos a Graça de ter voluntários com o coração maior que o peito e com uma vontade extrema de SERVIR!

Obrigado a todos os voluntários que, ao longo destes 9 meses ousaram roubar tempo às coisas urgentes para dar tempo às coisas importantes. Obrigado a todos aqueles que muitas vezes colocaram o clube e o serviço à frente de tudo e de todos. Obrigado a todos os que deram tudo o que tinham e algumas vezes aquilo que não tinham.

A nossa missão deste ano letivo ainda não terminou pois ainda temos mais um mês e meio de voluntariado pela frente. Exato, temos mesmo os melhores voluntários do mundo! Roubam tempo à praia para ganharem sorrisos, abraços e palavras bonitas em troca. Obrigado a todos esses por se lembrarem que um voluntário não tem direito a férias!

Quanto ao Projeto YoungVolunTeam, obrigado a todos aqueles que colaboraram connosco. Obrigado por nos terem ajudado a projetar a Escola Secundária de Peniche e as boas práticas que nela se realizam. São de facto atitudes de louvar! Obrigado a todos os alunos, a todos os professores, assistentes operacionais, pais e restante comunidade. Nós apenas lançámos as sementes, todos vocês se deixaram plantar... E eis o fruto: Uma das cinco escolas vencedoras a nível nacional.

O que retiramos da participação neste projeto? A certeza de que a Escola Secundária de Peniche está a desempenhar muito bem o seu papel: a formação de verdadeiros homens e mulheres!

A todos as escolas e a todos os alunos que participaram neste Programa: Muitos parabéns! São a prova viva de que nós, jovens, conseguimos realmente fazer a diferença no mundo! Num país onde, aos olhos de todos, tudo é mau, todos os jovens que participam neste tipo de projetos são uma autêntica lição e um verdadeiro abre olhos para os adultos. Somos um verdadeiro exemplo para eles pois, mesmo que não consigamos mudar algumas mentalidades, deixo-vos a certeza de que os conseguimos colocar a pensar... E isso já é uma grande recompensa!

Quanto ao prémio, talvez não tenha sido tão justo assim. Obrigado YoungVolunTeam pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas tenho de reconhecer que temos bastante vantagem em relação a outras escolas pois já temos 6 anos de experiência e de trabalho realizado... De qualquer forma, muito obrigado por reconhecerem a importância do nosso trabalho!

Certamente que iremos continuar a "transformar as nossas horas vazias em sonhos"!

A voluntária,
Rita Santos
(Aluna do 12.º Ano, de EMRC)



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades