Papa Francisco surpreende alunos do 1º Ciclo

Em Leiria a figura do Papa Francisco continua a despertar o interesse e a curiosidade de muitos.  No Agrupamento de Escolas da Caranguejeira Joaquim Lourenço, docente de EMRC, organizou a temática da amizade e ajuda aos outros, presente no programa de EMRC, edição 2014, fazendo uso da interdisciplinaridade no 1º ciclo.

Fazer um rosto – Nós “damos a cara pelo outro” foi o tema escolhido para a atividade e constava da construção de um retrato sobre alguém que se” distinguisse pelo amor e serviço aos outros.”

A adesão dos alunos foi tão grande à figura do Papa que veio a segunda ideia: “porque não enviar uma carta, por turma, ao Papa onde cada turma, com a ajuda do seu professor titular, aborde a preocupação dos alunos com temas como a ecologia, minorias, pobreza, alegria e paz”, relembra o professor de EMRC em declarações ao www.educris.com

O docente colocou mãos à obra, elaborou o projeto, e apresentou-o no Agrupamento de Escolas Primeiro onde teve “logo muita aceitação”.

Depois os cerca de 370 alunos Agrupamento de Escolas da Caranguejeira-Santa Catarina da Serra enviaram, em 18 livros, os seus retratos bem como a cartaz que haviam escrito.

Há dias foram surpreendidos com a resposta do Papa Francisco, com data de 23 de março.

Na missiva o papa Francisco mostrou-se “muito agradecido pelos retratos” e pelas “cândidas palavras dos alunos” e lamentou “não conseguir escrever uma carta individual a cada aluno”. Francisco lembrou ao alunos que “enquanto tiverem Jesus ao vosso lado como amigo hão-de ser felizes” e pediu aos mais novos para “alegrarem os pais, professores, companheiros e os mais pobres ou doentes”.

No final o Papa concedeu a sua “bênção apostólica” a todos os alunos e estendeu-a a “docentes, familiares e pessoal auxiliar”.

Joaquim Lourenço afirmou ao educris.com que “a comunidade educativa ficou muito sensibilizada com a carta do papa Francisco” e os alunos “muito contentes com as palavras que o papa lhes dirigiu”.

A Carta vai ficar exposta na sede de agrupamento.



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades