EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Alcains reúne mais de 700 alunos de EMRC

 

Decorreu no passado dia 17 de Março, em Alcains, o Encontro dos alunos de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) do 9º ano e Secundário. Mais de 700 alunos, vindos das diversas escolas reuniram-se à volta do tema: “Alegria na Missão”.  Depois dos dias de sol com que fomos presenteados, não esperávamos que neste dia a chuva nos viesse abençoar. Mas é que veio mesmo e para ficar! Só que não conseguiu tirar a alegria dos nossos jovens que encheram as ruas de Alcains, numa euforia contagiante. Os autocarros a chegar, fizeram aparecer às janelas muitos rostos curiosos, para presenciar o movimento que naquele dia a vila vivia. No Largo de Santo António, fomos acolhidos pela alegria contagiante do padre Rui. Distribuídos em grupos, iniciámos as diversas sessões pelos “Workshops” espalhados por diversos locais. O tema "Ser Testemunho de Alegria" esteve na base do trabalho desenvolvido.

 

Foram cinco os “Workshops”: Humanidade, animado pelo Dr. Dimas Pedrinho que veio substituir o Dr. Fernando Moita, diretor do Departamento do Ensino Religioso Escolar (SDERE) por impossibilidade de última hora; Unidade, com a Dr.ª Anabela Tomé, dos Focolares; Fraternidade pela Dr.ª Filipa Sequeira que abordou o tema dos Convívios Fraternos. Comunidade, animado pela Irmã Paula André e versou o tema da vida consagrada; e ainda Taizé onde  na Igreja do Espirito Santo se pode “saborear” a experiência de oração vivida em Taizé.

 

Ao longo da manhã, os alunos percorreram os diversos ateliers e puderam contatar mais de perto com a alegria de amar e de servir, vivido por pessoas que aceitam contribuir com os seus dons para as mais diversas pastorais da Igreja e que buscam com as suas ações levar a mensagem do Evangelho a todos.

 

Depois de percorridos os diversos “Workshops”, muita coisa ficou no coração de cada um de nós, com certeza mais sensibilizados e despertos para a Missão, sentindo que Deus precisa de cada um dos seus filhos para que o seu Plano de Amor aconteça no nosso mundo de hoje.

 

Chegou a hora do almoço, sempre muito aguardada. Não tanto pela comida em si, mas pelos momentos de encontro e convívio que proporciona a todos os alunos.

 

A parte da tarde trouxe a explosão daquilo que ia na alma de cada um. Foi cantar e encantar. Como temos tantos talentos dentro de nós! Como foi bonito ver tantos jovens a partilhar esses dons, a concretizar na alegria, o Plano de Deus.

 

Uma tarde vivida no encontro das diferentes experiências que ajudam também a tornar estes momentos marcantes na vida destes alunos, contribuindo para potenciar a disciplina de EMRC.

 

Antes da despedida, as palavras do nosso Bispo D. Antonino que nos acompanhou ao longo de todo o dia. A euforia do momento não permitiu dizer muito, “quero manifestar a minha alegria pela vossa alegria”, disse D. Antonino. E foi mesmo isso. Muita alegria que queremos se repita em muitos momentos das nossas vidas.

Conceição Cardoso
Professora de EMRC

 




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |