Juan Ambrosio: A EMRC deve contribuir para a mudança social

Na manhã do segundo dia de formação o professor Juan Ambrosio, da Universidade Católica Portuguesa (UCP) trouxe aos docentes as finalidades da disciplina de EMRC e os domínios de aprendizagem e metas curriculares com o programa de EMRC edição 2014.

No início da sua reflexão o docente da UCP lembrou a importância de pensar a disciplina a partir dos pressupostos do relatório Delors que aponta a “educação como forma de desenvolver as pessoas e a sociedade”. Na escola a EMRC “contribui para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade” partindo de uma “chave de leitura da realidade própria”. Para o orientador de estágios pedagógicos da UCP é fundamental que os docentes de EMRC se apresentem “na escola com o Evangelho” por forma a “terem identidade própria e a ajudarem os outros a construírem uma formação com vista ao conhecimento pessoal e à mudança da sociedade”.

“Os acontecimentos recentes mostram-nos bem a importância de educar para os outros” dentro da linha de um “diálogo ecuménico” e “inter-religioso”.

Veja toda a conferência abaixo



Recursos:
Formação: "Finalidades e Domínios de Aprendizagem em EMRC, edição de 2014":


Newsletter Educris

Receba as nossas novidades