EESTATÍSTICAS DIOCESES E ESCOLAS

UTILIZADOR:  
PASSWORD:    

Com a EMRC… encontro um meio de reler a cultura

Firmar e confirmar, exprimir e expor a especificidade e a complementaridade da Disciplina de EMRC, na sua relação com as outras áreas curriculares, no espaço de uma educação integral, é um dos objectivos da Semana da Disciplina.

Trata-se de tornar claro, através de ideias e iniciativas devidamente trabalhadas, a pertinência e a actualidade da Disciplina.

No quadro da vida própria de cada Escola, esta Semana constitui uma oportunidade para expor, aos olhos de toda a comunidade educativa, quanto a Disciplina de EMRC dialoga e interage com as outras Disciplinas, reafirmando o contributo desta, na valorização da cultura escolar.

Este ano, o mote para a Semana da Disciplina faz uso das iniciais “E.M.R.C.”, para afirmar umas das suas vertentes mais específicas: a do diálogo entre a fé e a razão, num esforço de síntese entre a fé e a cultura: “Com a EMRC… ENCONTRO UM MEIO DE RELER A CULTURA”.

De entre as propostas para esta Semana, o SNEC sugere “um levantamento e uma apreciação crítica dos vestígios do património cultural cristão, latentes e patentes nos meios de comunicação social e em várias expressões culturais, tais como o cinema, a música, a literatura, a publicidade televisiva, o mundo do futebol, o ciberespaço…

Em qualquer destes âmbitos, seja simplesmente nos títulos, nas intenções ou nos conteúdos, é possível adivinhar o recurso a imagens, símbolos, frases, ideias, histórias, que encontram a sua raiz na Bíblia e na Tradição cristã. Partindo do conhecimento crítico da cultura actual, importa (re) valorizar a nossa identidade, promovendo o sentido cristão no compromisso com a Vida.

A partir do início de Março, cada comunidade escolar optará pela melhor estratégia planificação e recolha de materiais. Durante a Semana da Disciplina, cada escola encontrará a melhor atitude de divulgação, partilha e debate das suas conclusões. São sugeridas exposições, intervenção nos meios de comunicação social locais, realização de filmes, construção de PPs e/ou Blogues, etc.

Na Diocese do Porto, o desafio da Missão 2010 estimula a Semana da Disciplina, no sentido de esta se afirmar como um espaço privilegiado de evangelização das novas gerações. São propostos alguns “passos e espaços da alegria” numa viagem pela história e património da Diocese.

António Madureira, Director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas - Porto




© SNEC, Todos os Direitos reservados | Contactos |